SÃO JOÃO DO SUL REFORÇA FROTA ESCOLAR COM DOIS NOVOS ÔNIBUS |
COVID-19: SC TEM 59 ÓBITOS E 2.917 CASOS CONFIRMADOS

Segundo secretário de Saúde, pico da doença não deve extrapolar a rede hospitalar instalada
O governo do Estado atualizou o número de casos de Covid-19 em Santa Catarina na noite desta quarta-feira (6). São 2.917 casos confirmados da doença e 59 óbitos registrados até o momento. A maioria dos doentes tem menos de 50 anos.
Os casos atingem 154 municípios no Estado. A lista é puxada por Florianópolis (369), Blumenau (243), Joinville (218), Chapecó (186), e Criciúma (150).
Atualmente, 122 pacientes ocupam leitos e UTI - sendo 61 confirmados e 61 suspeitos. Do total, 71 respiram com ajuda de ventilação mecânica. A ocupação de leitos SUS reservados para Covid-19 está em 17,2%. Em recuperação, 231 pacientes já deixaram a UTI para leitos de enfermaria.
O governador Carlos Moisés da Silva reafirmou que o pico da doença está projetado para o final de junho. "Essa é a projeção que nós temos baseado em pesquisas e ferramentas. A gente ajusta conforme o tempo for passando, mas temos uma indicação para o final de junho", disse.
"A única forma de enfrentar esse pico é calcular a demanda pelo ambiente hospitalar e ter a preparação da estrutura de saúde para atender essa demanda", acrescentou.
Para o novo secretário de Saúde, André Ribeiro, o pico projetado não deve colapsar o sistema de saúde. "Quando a gente fala em pico, não se fala em um quantitativo grande o suficiente para extrapolar a rede instalada. Nós temos claramente o achatamento da curva em Santa Catarina [...] De qualquer forma, a gente avalia diariamente", afirmou.
"Tem um dado importante que a gente está olhando, que também é uma forma de identificar o nosso nível de risco. Hoje, nós temos em Santa Catarina oito óbitos por milhão de habitantes. O Brasil está com 37 óbitos por milhão de habitantes. isso mostra que estamos no caminho certo, desde que a gente continue seguindo as medidas que são dadas", acrescentou.

Deixe seu comentário