logo RCN

NOVEMBRO AZUL: CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA

Mês de novembro é dedicado aos cuidados da saúde do homem, em especial ao câncer de próstata, que é a segunda principal causa de morte por câncer em homens.

Neste mês que se inicia as atenções ficam voltadas à saúde do homem. A campanha Novembro Azul busca conscientizar sobre as doenças masculinas, em especial o câncer de próstata, que de acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) é a segunda doença que mais mata homens em Santa Catarina.

O câncer de próstata é silencioso e apresenta sintomas apenas nos estágios mais avançados, por isso a importância da prevenção. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a partir dos 45 anos todo homem deve se consultar com um urologista anualmente para fazer o exame preventivo. Com duas exceções, pessoas que têm histórico familiar de câncer de próstata e homens negros, que possuem de duas a três chances a mais de desenvolver a doença. Nesses casos, o exame preventivo deve começar aos 40 anos.

De acordo com o médico urologista José Orlando de Farias Júnior, muitas vezes por medo ou desconhecimento, homens deixam de fazer a consulta e só vão ao médico quando os sintomas começam a afetar sua qualidade de vida. O câncer de próstata pode se manifestar na dificuldade para urinar, dor nas costas, cansaço constante ou emagrecimento drástico sem causa aparente. O médico alerta para a complexidade do tratamento conforme a doença avança. "Prevenção é tudo. Tudo o que você consegue detectar no início a solução é muito mais simples, muito mais rápida e tranquila", sintetiza.

Campanha em São João do Sul 

Desde o dia 03 de novembro, a Secretaria de Saúde de São João do Sul, deu início a campanha de prevenção ao câncer de próstata em todas as suas unidades. 

"Estamos disponibilizando aos nossos pacientes, consultas, exames laboratoriais, eletrocardiograma, assim como orientação e conscientização a respeito da prevenção do câncer de próstata". Relatou a secretária Municipal de Saúde, Rejane Borba.

Quem tiver interesse em obter mais informações ou fazer agendamento, basta entrar em contato com a sua Agente Comunitária de Saúde ou com a equipe do seu ESF.

Juntamente com o início da campanha do Novembro Azul, a Secretaria de Saúde de São João do Sul divulgou os resultados da campanha do Outubro Rosa, mês dedicado à saúde da mulher, sendo que foram realizadas 230 mamografias, 306 consultas para a saúde da mulher, 48 eletros, 337 testes rápidos e 216 coletas de preventivo.


UNIDADES DE SAÚDE NA CAPITAL, EM ARARANGUÁ E EM SÃO MIGUEL DO OESTE ESTÃO COM VAGAS DE TRABALHO ABERTAS Anterior

UNIDADES DE SAÚDE NA CAPITAL, EM ARARANGUÁ E EM SÃO MIGUEL DO OESTE ESTÃO COM VAGAS DE TRABALHO ABERTAS

CRESCE O NÚMERO DE CASOS SUSPEITOS DE COVID-19 EM MORRINHOS DO SUL Próximo

CRESCE O NÚMERO DE CASOS SUSPEITOS DE COVID-19 EM MORRINHOS DO SUL

Deixe seu comentário