logo RCN
Ses.SC.gov.br

SAÚDE ESTADUAL APRESENTA AVANÇOS E ESTRATÉGIAS NO I SIMPÓSIO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DO CÂNCER

  • Silviane Mannrich -

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participaram nesta segunda-feira, 13, do I Simpósio de Prevenção e Controle do Câncer em Santa Catarina. Realizado em Lages, o evento promovido pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios (FECAM) contou com apoio da SES e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/SC) e teve como foco a discussão de estratégias integradas voltadas ao enfrentamento, diagnóstico e tratamento da doença.

Durante o encontro, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, apresentou os principais avanços em relação ao câncer em Santa Catarina e no Brasil. Entre as ações destacadas estão a reformulação da Política Estadual do Paciente Oncológico, que permite o encaminhamento precoce de pacientes com suspeita da enfermidade para unidades de alta complexidade, mesmo antes do resultado da biópsia, e a separação das filas de cirurgias oncológicas das eletivas, medida que garante prioridade e reduz o tempo de espera.

As iniciativas já refletem resultados positivos. Em SC, mais de 75% dos pacientes realizaram cirurgias oncológicas em até 60 dias, conforme estabelece a Lei 12.732.

“Em Santa Catarina, temos em torno de 20 unidades oncológicas em regiões diferentes, cada uma com seu perfil e desafios diferentes. Fizemos uma expansão muito boa desde 2023, por determinação do governador Jorginho Mello. Aumentamos muito o número de cirurgias oncológicas e, o mais importante, diminuímos o tempo de espera. Hoje já chegamos a 75% e queremos chegar o mais perto de 100%. Isso mostra a organização da rede, quem tem câncer tem pressa, nós temos pressa e precisamos atender rápido quem precisa. Estamos aqui para mostrar números, debater e ter encaminhamentos para que possamos seguir evoluindo”, destacou o secretário.

Além disso, a SES desenvolve desde outubro o Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher, por meio da Unidade Móvel Saúde da Mulher, que oferece mamografias e ultrassonografias para pacientes que aguardam na fila do Estado. No momento, uma unidade está em Lages e outra em Dionísio Cerqueira.

O gestor ainda enfatizou os investimentos em infraestrutura e radioterapia, destinados à aquisição de novos aceleradores lineares e à construção de bunkers em instituições de referência, como o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), em Florianópolis, o Hospital Tereza Ramos, em Lages, o Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul, e o Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba.

“O SUS de Santa Catarina é forte. Estarmos aqui hoje é dizer para cada trabalhador que precisamos prestar atenção naquilo que já foi implantado. Temos que garantir que o que está sendo planejado chegue de fato às pessoas que dependem do sistema público. Cada ação precisa se transformar em assistência ágil, tratamento de excelência e em qualidade de vida”, salientou a ex-secretária estadual de Saúde e atual prefeita de Lages, Carmen Zanotto.

O simpósio reuniu cerca de 400 participantes, entre gestores, profissionais e especialistas da área da saúde. Além do secretário Diogo Demarchi, representaram a SES, a secretária adjunta de Estado da Saúde, Cristina Pires Paulucci, a diretora geral do CEPON, Dra. Mary Anne Taves, a superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Talita Rosinski, o gerente de Articulação das Redes de Atenção à Saúde, Marcus Guckert, a diretora de Atenção Primária em Saúde, Angela Blatt e o superintendente de Atenção à Saúde, Willian Westphal.

O evento proporcionou a troca de experiências, a apresentação de boas práticas e o fortalecimento da rede de atenção oncológica em Santa Catarina, reforçando o compromisso do governo estadual com o cuidado integral às pessoas com câncer.

OUTUBRO ROSA 2025: CEPON PROMOVE CAPACITAÇÃO E CIRURGIAS DE RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA Anterior

OUTUBRO ROSA 2025: CEPON PROMOVE CAPACITAÇÃO E CIRURGIAS DE RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA

PREFEITURA DE TORRES ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO NA ÁREA DA SAÚDE Próximo

PREFEITURA DE TORRES ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO NA ÁREA DA SAÚDE

Deixe seu comentário