logo RCN

SECRETARIA DE SAÚDE OFERECE TRATAMENTO PARA TABAGISTAS EM SÃO JOÃO DO SUL

Ação da Secretaria de Saúde de São João do Sul tem como principal objetivo ajudar os fumantes a largarem o vício do cigarro.

O hábito de fumar é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental, semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. “A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas”, esclarece o Dr. Eduardo Volg Dela Vechia.
Complicações
O enfermeiro Ismael Sant’Ana alerta sobre as possíveis complicações, que são mais de 50 doenças relacionadas ao consumo de cigarro. Estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, 05 vezes maior de sofrer infarto, 05 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 02 vezes maior de sofrer derrame cerebral.
A psicóloga Michelle Rodrigues falou sobre as complicações que o uso da nicotina traz, afetando a saúde mental e explicou também que o prazer e a sensação de calmaria que a pessoa sente durante o uso do cigarro, é apenas momentâneo.
Sabendo destas complicações, a Secretaria de Saúde de São João do Sul, através de uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico, etc, lançou este programa para o tratamento dos tabagistas, com a intenção de ajudar estes pacientes a deixarem de fumar e evitar as inúmeras complicações que o cigarro oferece.
A secretária e Saúde, Rejane Borba, salientou que a equipe da Secretaria está a disposição para ajudar o grupo a parar de fumar, com uma equipe capacitada e pronta para dar o suporte necessário.
O grupo iniciou os encontros na sexta-feira (01), na Câmara Municipal de Vereadores, com 15 participantes, de várias comunidades.

MULHERES DE MORRINHOS DO SUL PARTICIPARAM DE CONVERSA SOBRE O CÂNCER DE MAMA Anterior

MULHERES DE MORRINHOS DO SUL PARTICIPARAM DE CONVERSA SOBRE O CÂNCER DE MAMA

GOVERNO DE SC INVESTE MAIS DE R$129 MILHÕES EM OBRAS NA EDUCAÇÃO E REPAROS NAS ESTRUTURAS DAS ESCOLAS EM TODAS AS REGIÕES DO ESTADO Próximo

GOVERNO DE SC INVESTE MAIS DE R$129 MILHÕES EM OBRAS NA EDUCAÇÃO E REPAROS NAS ESTRUTURAS DAS ESCOLAS EM TODAS AS REGIÕES DO ESTADO

Deixe seu comentário