logo RCN

STJ NEGA SUSPENSÃO DE REAJUSTE DE MEDICAMENTOS NESTE ANO

  • © Arquivo/Agência Brasil -

Liminar foi pedida pelo partido Rede Sustentabilidade Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter

O ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou uma liminar (decisão provisória) para suspender o reajuste nos preços de medicamentos ao menos até o fim do ano por causa da pandemia do novo coronavírus.

A liminar havia sido pedida pelo partido Rede Sustentabilidade, que queria a suspensão da tabela de reajuste publicada em 31 de maio pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), em virtude da crise econômica provocada pela pandemia. 

O reajuste dos preços dos remédios já chegou a ser suspenso por 60 dias pelo governo através da Medida Provisória 933/2020, mas o prazo expirou antes que o Congresso votasse a MP e um possível prolongamento da suspensão. 

Ao negar a liminar, Benjamin afirmou que a CMED apenas cumpriu uma determinação legal ao editar a tabela de reajustes após expirado o prazo de suspensão previsto na MP e que agora cabe ao Legislativo decidir sobre o assunto. 

O ministro escreveu, porém, que nada impede "que, no curso da presente ação, novos elementos levem à modificação do presente entendimento, notadamente pela grave crise sanitária e econômica por que o país passa". 

Edição: Valéria Aguiar

NOVOS CASOS DE COVID-19 SÃO DESCARTADOS EM SÃO JOÃO DO SUL Anterior

NOVOS CASOS DE COVID-19 SÃO DESCARTADOS EM SÃO JOÃO DO SUL

SECRETARIA DE SAÚDE DE MORRINHOS DO SUL EMITE NOVO BOLETIM Próximo

SECRETARIA DE SAÚDE DE MORRINHOS DO SUL EMITE NOVO BOLETIM

Deixe seu comentário