TRÊS CACHOEIRAS MARCA PRESENÇA NO CONGRESSO BRASILEIRO DE TURISMO RURAL |
A FLOR SÍMBOLO DO NATAL E SUA ORIGEM

Ela só apresenta flores vermelhas no Natal no Brasil porque é manipulada.
Ela é originária do México e conta a história que foi descoberta pelo embaixador americano, Joel Roberts Poinsett, em 1828, que teria levado alguns exemplares para plantar em casa. Por isso acabou recebendo o nome de poinsettia ou poinsétia, cujo nome científico é Euphorbia pulcherrima. Com o passar dos anos ganhou outros nomes sendo conhecida também por bico de papagaio e flor de Natal.
É justamente em dezembro que elas tomam conta das decorações natalinas e são facilmente encontradas em floriculturas e supermercados. Ao contrário do que muitos podem pensar, as partes vermelhas não são flores e sim folhas que são aveludadas e resistentes. Na ponta de cada ramo é que surgem as flores. Uma característica desta planta é que ela ganha as folhas vermelhas apenas durante o inverno e isto coincide com o período natalino nos Estados Unidos e Europa. Por isto ela ganhou destaque nas decorações.
Mas como a poinsétia surge por todos os cantos do Brasil, um país tropical, justamente no período do Natal? Isto se deve a uma manipulação que ocorre nas estufas dos grandes produtores de flores e folhagens. Elas são mantidas em viveiros onde são controladas a insolação e temperatura. É desta forma que ela acaba atingindo o ponto de florescimento em pleno verão brasileiro.
Passado o Natal, a planta não morre, mas para se desenvolver terá que ser transplantada para o solo. Ela chega a atingir três metros e aí passa a seguir seu ciclo natural florescendo durante o inverno brasileiro. O manejo exige cuidado porque a seiva leitosa é tóxica podendo causar irritação na pele, mucosas e olhos. Se ingerida, pode causar vômito e diarréia, mas não mata.

Deixe seu comentário