PREFEITURA, SINDICATO RURAL DE ARARANGUÁ E SENAR PROMOVEM CURSO DE BORDADO EM PASSO DE TORRES |
A TURMINHA DO SULCA EM AÇÃO

Convicta, A Turminha do Sulca inicia as oficinas colocando os planos em ação.
O projeto de educação financeira criado em 2010, pela consultora de desenvolvimento organizacional do Sicoob Credisulca, Eveline Marcon Francisco da Dagostin, se tornou um programa em 2021. E neste ano de 2023, conta com uma equipe de 03 professores engajados a levar conhecimento para os alunos em sala de aula. Segundo eles, o propósito é levar educação financeira de forma lúdica, onde os alunos sintam que fazem parte!
Sendo assim, A Turminha do Sulca iniciou o ano com um novo planejamento. Dentre as novidades, a mais nova é o atendimento aos alunos do novo ensino médio, do 1º ao 3º ano, com a temática de orçamento pessoal. A escolha do tema visa preencher uma lacuna na vida desses jovens que nessa fase estão entrando no mercado de trabalho, pois a ferramenta é peça fundamental para uma vida financeira equilibrada.
As temáticas “receita x despesa” e “desejos x necessidades” que já eram trabalhadas com alunos do ensino fundamental I permanecerão em repertório. O que muda é a forma como são ensinadas: o teatro segue como metodologia com a proposta de novas dinâmicas e materiais para instigar ainda mais a curiosidade e a atenção dos alunos.
Já para o atendimento do ensino fundamental II com alunos do 6° ao 9° ano, a novidade é a temática do empreendedorismo. Os alunos terão que colocar a “mão na massa” através de práticas manuais, que pretendem desenvolver o foco e a atenção para compreensão de ensinamentos valiosos sobre como empreender.
Assim, A Turminha do Sulca está alinhada com a normativa homologada pelo Ministério da Educação (MEC), onde a educação financeira nas escolas está prevista desde 2021. As habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estão vinculadas à disciplina de matemática do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
Além da prática, A Turminha do Sulca também está nas redes sociais. No Youtube com vídeos oficiais mensalmente e vídeos curtos semanalmente, uma produção colaborativa com alunos das escolas parceiras. O programa também faz conteúdos dinâmicos e didáticos para o TikTok, Instagram e Podcast nas principais plataformas de streaming. Todos os conteúdos são publicados de forma gratuita e voltados para crianças, adolescentes, jovens adultos e professores.
O ano de 2023 será marcado por inovações, com oficinas reformuladas e novas temáticas, buscando sempre “Levar educação financeira para crianças e adolescentes de forma clara e de fácil entendimento, adequada a cada faixa etária”.
O agendamento de visitas presenciais às escolas e o acesso às plataformas digitais podem ser feitos através do site www.aturminhadosulca.com.br.


Deixe seu comentário