SERVIDORES PÚBLICOS PARTICIPAM DE CURSO VOLTADO À SAÚDE E POSTURA NO TRABALHO EM TORRES |
Novas estátuas em pó de mármore substituem antigas imagens cimentícias e resgatam a memória dos religiosos que marcaram a história do Município.
A Prefeitura de Praia Grande inaugurou, na última sexta-feira (19), a revitalização do monumento dedicado aos Freis Capuchinhos Gervásio e Protásio Ferronato. A cerimônia ocorreu na Praça São Sebastião, em frente à Igreja Matriz, e reuniu autoridades municipais, representantes da comunidade e fiéis.
As novas esculturas, confeccionadas em pó de mármore pelo artista plástico Genésio Gomes, de Recife (PE), substituem as imagens inauguradas em 2018. Com o tempo, as primeiras estátuas, feitas em cimento, acabaram perdendo parte da sua forma e já não transmitiam a identidade dos freis como eram conhecidos pela população. As novas obras foram produzidas na altura exata dos religiosos, garantindo maior fidelidade à memória deles.
De acordo com o secretário de Cultura, Kauê Bellettini, o novo projeto nasceu de uma parceria entre a Prefeitura, a Secretaria de Cultura, a CEPRAG e o Hospital Nossa Senhora de Fátima, que uniram esforços para levantar os recursos necessários. “As novas esculturas trazem traços naturais dos Freis Capuchinhos e valorizam a memória de quem conviveu com eles”, destacou.
Além das estátuas, o espaço também recebeu melhorias no entorno, com a criação de canteiros de flores e revestimento em pedra basalto, material característico da formação geológica dos cânions de Praia Grande.
O prefeito Elisandro Pereira Machado (Fanica) ressaltou o valor cultural da obra para a cidade. “Os Freis Gervásio e Protásio desempenharam papel fundamental na formação da nossa comunidade. Revitalizar este monumento é uma forma de preservar nossa memória e oferecer um espaço de respeito e contemplação a todos os munícipes e visitantes”,
Deixe seu comentário