O quadro Personalidade da Semana que tem o objetivo de levar ao conhecimento dos leitores um pouco mais da vida de pessoas que lutam em prol do bem comum, por meio de entidades e organizações, nesta semana tem a honra de entrevistar o Presidente da Colônia de Pescadores Z-18 de Passo de Torres, Adriano Delfino Joaquim.
Há mais de 15 anos como Presidente da Colônia de Pescadores Z-18, Adriano busca manter organizado o setor fundamental para a economia do município. Para se ter ideia da grandeza da entidade, são mais de 700 associados, o que corresponde a praticamente 10% da população do município, com um potencial de aproximadamente 50 embarcações pesqueiras.
De uma família de muitos irmãos, filhos do casal Alcebiades (Bio) da Silva Joaquim (em memória) e Serafina da Silva Joaquim, Adriano que tem 46 anos de idade é Casado com Ana Lúcia Clos Carvalho Joaquim (atual Secretária de Pesca de Passo de Torres) e pai de 02 filhas: Lais e Louise Clos Carvalho Joaquim.
Também como representante dos pescadores da região, ele atua desde 2009 como Vice-Presidente da Federação das Colônias de Pesca de Santa Catarina, estando atualmente no segundo mandato. Além disso, é membro integrante da diretoria da Confederação Nacional dos Pescadores, representando os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Na política, atualmente retornou ao PP (Partido Progressista), partido pelo qual concorreu ao cargo de Prefeito do município em 2004. Lembrando que a família do Bio, como é conhecida, é tradicional na política Passotorrense, tendo nesta legislatura o Vereador Serginho do Bio, irmão de Adriano.
De conversa fácil e com grande entendimento pela classe no qual representa, Adriano contou a equipe do Informativo Regional um pouco de sua vida. Vindo de uma família grande, iniciou sua vida no ramo pesqueiro bem cedo, sendo que com 13 anos já pescava em alto mar. Também fez questão de salientar que assim que casou, viveu durante 03 anos de sua vida na cidade de Porto Alegre, onde encontrou e teve que vencer inúmeras dificuldades, dentre elas, a inibição para lidar com as pessoas. Fato esse, que contribuiu muito para seu futuro profissional, pois lá, trabalhou no comércio com seu sogro, fez curso de relojoeiro, e aprendeu a lidar com as dificuldades encontradas na cidade grande. Porém, o amor pela pesca falou mais alto, e ele retornou a Passo de Torres.
Atualmente, além de atuar como Presidente de uma das maiores colônias de pesca do estado de Santa Catarina, Adriano também exerce a função de Comandante da empresa de Barcos Marina (transporte de passageiros náuticos), tendo habilitação da Marinha Mercante, sendo que entre as atividades exercidas nesta função, realiza passeios com turistas pela Barra do Rio Mampituba até a Ilha dos Lobos e Praia da Guarita, em Torres.
Ao falar de seu futuro e suas ambições, ele destaca que sempre estará na luta pela classe dos pescadores, buscando leis que ajudem os pescadores artesanais. “Quero continuar contribuindo com o meu povo, nós pescadores precisamos que sejam revistas algumas leis que não tem sentido para a classe pesqueira, mas para isso temos que trabalhar duro e mostrar nossa força, unidos em uma Colônia de Pesca cada vez mais forte”, enfatiza Adriano, que também diz ter vontade de investir no Turismo Náutico em Passo de Torres, com o desenvolvimento da pesca esportiva, entre outras atividades.
Com uma vida social bem agitada, Adriano diz não ter muito tempo para realizar atividades de lazer, porém, o que mais gosta de fazer quando pode, é estar reunido com a família, ou realizar passeios, conhecendo novos lugares.
Deixe seu comentário