logo RCN
Assessoria de Comunicação

PREFEITURA DE PRAIA GRANDE PARTICIPA DE REUNIÃO COM A ANAC SOBRE REGULAMENTAÇÃO DO BALONISMO

Na tarde da última segunda-feira (28/07), o prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado (Fanica), o secretário municipal de Turismo, Henrique Maciel, o secretário de Administração, Jefferson Pacheco e o procurador jurídico do município, Renan Scandolara, participaram de uma reunião on-line com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O encontro dá continuidade às tratativas sobre a regulamentação da atividade comercial e turística do balonismo no país.

A Anac está em processo de atualização das regras para operações com balões tripulados no Brasil. Segundo a Agência, a proposta de regulamentação prevê critérios mínimos de segurança e deve passar por consulta pública ainda neste semestre.

A transição para o novo modelo será gradual e faz parte do Programa Voo Simples, que desde 2020 vem promovendo a simplificação de normas e a redução de custos para o setor.

Para o prefeito Fanica, é essencial que o município acompanhe de perto todas as etapas da regulamentação.

“O balonismo é uma das principais atividades turísticas da nossa cidade. A regulamentação trará mais segurança e qualificação, tanto para quem opera quanto para quem visita Praia Grande em busca dessa experiência única”, afirmou.

Já o secretário Henrique Maciel destacou que o município tem atuado de forma propositiva no processo.

“Praia Grande tem se posicionado como parceira da Anac nesse processo de construção das novas normas. O espaço aéreo é de responsabilidade do Governo Federal, por isso buscamos esse diálogo para garantir segurança jurídica e operacional para os prestadores de serviço”.

Em 06 junho de 2025, Praia Grande já havia recebido representantes da Anac em uma visita técnica que tratou do mesmo tema.

DEPUTADO PEPÊ COLLAÇO GARANTE R$ 500 MIL PARA INFRAESTRUTURA DE PASSO DE TORRES Anterior

DEPUTADO PEPÊ COLLAÇO GARANTE R$ 500 MIL PARA INFRAESTRUTURA DE PASSO DE TORRES

SANTA CATARINA TEM O MENOR ÍNDICE DE INSEGURANÇA ALIMENTAR DO BRASIL Próximo

SANTA CATARINA TEM O MENOR ÍNDICE DE INSEGURANÇA ALIMENTAR DO BRASIL

Deixe seu comentário