TESE DA AGU OBRIGA AUTOR DE FEMINICÍDIO A RESSARCIR PENSÃO DO INSS |
PROGRAMA ESTRADA BOA RURAL GANHA RITMO E JÁ CONTA COM 42 SOLICITAÇÕES DE MUNICÍPIOS CATARINENSES
-
Roberto Zacarias / Secom GOVSC -
Quatro cidades têm pedidos aprovados e iniciam etapa de licitação; iniciativa deve investir R$ 2,5 bilhões na melhoria das estradas rurais.
O Programa Estrada Boa Rural, lançado em julho deste ano pelo governador Jorginho Mello, e regulamentado pelo Decreto 1.160, de 9 de setembro de 2025, começa a ganhar tração em todo o território catarinense e já se consolida como uma das mais robustas iniciativas voltadas ao desenvolvimento rural.
Coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), o programa soma, com pouco mais de dois meses da publicação do decreto, 42 solicitações formais de municípios, que buscam aderir ao modelo inovador de parceria Estado e municípios para qualificação das vias rurais.
Desses pedidos, quatro municípios já tiveram suas solicitações aprovadas pela SIE. A primeira portaria publicada foi a de Cocal do Sul, que agora está oficialmente apto a dar início ao processo de licitação das obras. No último sábado, 15 de novembro, o governador foi até Cocal do Sul para o ato de assinatura do convênio com a prefeitura do município.
Também já foi publicada uma nova portaria habilitando Iraceminha, Águas Frias e Urussanga, ampliando o grupo de cidades autorizadas a avançar para a fase de contratação.
Investimento robusto
Ao longo dos próximos anos, o Estrada Boa Rural deve movimentar R$ 2,5 bilhões em investimentos, numa parceria entre o Governo estadual e os municípios. Nesse modelo, os valores são repassados pelo Estado, enquanto a contrapartida municipal pode ser financiada com juros subsidiados pelo Estado. A estrutura do programa foi concebida para aliviar a carga financeira das prefeituras, acelerar a execução das obras e garantir, de forma sustentável, a modernização das estradas rurais catarinenses.
O secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, destaca que o programa está em plena aceleração.
“O Estrada Boa Rural começou a engrenar e já está movimentando o Estado. Essa é uma iniciativa que nasce da sensibilidade do governador Jorginho Mello com o interior, com quem produz. Com os juros subsidiados e a parceria com os municípios, estamos criando condições reais para transformar a infraestrutura rural de Santa Catarina. Isso significa mais agilidade, mais conforto, mais segurança e mais competitividade para o nosso produtor rural”, afirma.
As obras previstas no âmbito do programa visam melhorar a infraestrutura viária, incluindo a pavimentação, drenagem, sinalização e eventuais alargamentos e reforços estruturais de estradas vicinais essenciais para o escoamento da produção agrícola — um dos pilares da economia catarinense. Melhores vias rurais também impactam diretamente o transporte escolar, o acesso a serviços essenciais e a qualidade de vida das comunidades do interior.
Com novas solicitações chegando diariamente, o Estrada Boa Rural segue ampliando seu alcance e começa a transformar em realidade uma demanda histórica dos municípios: a infraestrutura necessária para que Santa Catarina continue sendo referência em produtividade, eficiência logística e desenvolvimento no campo.
Deixe seu comentário