EQUIPE DA CEEE EQUATORIAL PARTICIPA DE ASSEMBLEIA DA AMLINORTE |
SEGUNDO TURNO SERÁ NESTE DOMINGO (28)

O eleitor de Santa Catarina e Rio Grande do Sul vota usando dois números, primeiro para governador e por último para presidente da república.
Os 147 milhões de eleitores brasileiros deverão votar novamente, em todo o país, no próximo dia 28 de outubro. Eles vão escolher o próximo presidente da República entre os dois candidatos mais bem votados no primeiro turno: Jair Bolsonaro (PSL), que obteve 46,03% dos votos válidos, e Fernando Haddad (PT), que ficou com 29,28%. Em Santa Catarina os eleitores votarão em Gelson Merisio (PSD) ou comandante Moisés (PSL). Já no Rio Grande do Sul em José Ivo Sartori (MDB), ou Eduardo Leite (PSDB).
No segundo turno das Eleições 2018, a depender da localidade onde o eleitor se encontra, o número de candidatos a escolher e a ordem de votação serão distintos. A definição para o cargo de governador ocorrerá no segundo turno em 13 estados e no Distrito Federal, incluindo os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Para tornar possível a realização concomitante de todas essas modalidades de eleições, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu o Programa de Múltiplas Eleições, que permite a programação da urna eletrônica com composições que variam conforme as exigências de cada pleito.
Nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o eleitor deverá votar primeiro para governador e, em seguida, para presidente, digitando, para cada cargo, dois números.
É importante digitar o número de cada candidato com atenção e conferir a foto do político escolhido antes de apertar a tecla "Confirma". Caso ocorra algum erro, o eleitor pode apertar a tecla "Corrige" antes de finalizar o processo e digitar o número novamente.
Documentos Necessários
O título de eleitor não é necessário. É preciso levar sim um documento oficial com foto, como CNH (Carteira Nacional de Habilitação), RG, carteira de trabalho, certificado de reservista, DNI (Documento Nacional de Identidade), e-Título (título de eleitor digital) ou passaporte e saber a sessão e o local de votação.
Horário de Votação
A votação em todo o país, vai das 08:00h às 17:00h, sempre pelo horário local. Eleitores que ainda estiverem esperando dentro do local de votação no momento em que os portões são fechados terão de entregar os títulos aos mesários e pegar uma senha até serem chamados. É o único caso em que o voto pode acontecer após as 17:00h. Quem chegar atrasado não poderá mais entrar.
Todo brasileiro maior de 18 e menores de 70 anos são, por lei, obrigados a votar ou justificar o voto.
Votar no segundo turno ficou mais fácil
Usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, digite o número do candidato de sua preferência. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde CONFIRMA.
Após o registro do voto para todos os cargos a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM.
Como corrigir o voto
Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja CORRIGE e repita o procedimento anterior.
Como votar em branco
Para votar em branco, aperte a tecla BRANCO.
Confirme o seu voto apertando a tecla verde CONFIRMA.
Cuidado! Seu voto poderá ser nulo se você digitar um número de candidato ou de partido inexistentes e depois apertar a tecla verde CONFIRMA.

Deixe seu comentário