PREFEITURA DE PRAIA GRANDE RENOVA PARCERIA COM O PROJETO TIGRINHOS DO CRICIÚMA EC |
COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

SERENIDADE
Com um estilo humilde e conciliador, o presidente da Câmara de Vereadores de São João do Sul, Donizete Pereira (MDB), vem se destacando como uma liderança política local capaz de atrair ganhos ao legislativo municipal. Com o desafio de coordenar uma Câmara Municipal com mais da metade de novas caras, o presidente mantém um debate centrado em pautas que visem minorar os efeitos da pandemia do novo Coronavírus entre os João-sulenses e pensar ideias de melhoria das atividades legislativas em consonância com os anseios do povo.
DESTINO
Na atual conjuntura da legislação eleitoral que representou o fim das coligações proporcionais, o PSD deverá ser o destino de muitos nomes que tentarão mandato na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O deputado federal Hélio Costa, já iniciou conversas para migrar de seu atual partido Republicanos para o Partido Social Democrático.
POSSIBILIDADES
A deputada federal Geovania de Sá, presidente estadual do PSDB, também é tida como opção para compor a chapa majoritária em 2022. Tudo dependerá da conjuntura nacional para decidir qual cargo Geovania tentará no próximo ano.
ACORDÃO COM VISTAS A 2022
Senador Jorginho Mello (PL), provavelmente o candidato de Bolsonaro ao governo do estado no ano que vem, Paulo Bornhausen (Podemos) e Gelson Merisio (PSDB) articulam pela permanência de Daniela Reinehr no governo.
FEDERAL
O secretário estadual da educação, Luiz Fernando Vampiro (MDB) será candidato a deputado federal em 2022. Sua candidatura é dada como prego batido e ponta virada.
PENSÃO VITALÍCIA
RS - O projeto que prevê o fim da aposentadoria dos ex-governadores no Rio Grande do Sul teve o parecer aprovado na última terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. De autoria do deputado Pedro Pereira (PSDB), a proposição está em discussão desde 2015 no Legislativo. O parecer favorável do deputado Pepe Vargas (PT) foi aprovado por 12 votos e nenhum contrário. Com o parecer na CCJ, Pedro Pereira declarou que irá trabalhar para que a proposta avance direto para o plenário, sem a necessidade de passar por outra comissão. O deputado aponta que atualmente nove ex-governadores e três viúvas recebem a pensão vitalícia. O valor é estimado em R$ 6 milhões por ano.
Recebem a pensão atualmente os ex-governadores Jair Soares, Pedro Simon, Alceu Collares, Antonio Britto, Olívio Dutra, Germano Rigotto, Yeda Crusius, Tarso Genro e José Ivo Sartori.
UM PASSO ATRÁS
Durante debate sobre a proposta de reforma administrativa em discussão no Congresso, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) sugeriu que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não dispute as eleições de 2022 como candidato a presidente, em prol de uma aliança contra Bolsonaro. Ciro disse que Lula deve se espelhar no exemplo de Cristina Kirchner, que deu um "passo para trás" e aceitou ser vice de Alberto Fernández, atual presidente argentino. "A gente devia pedir generosidade a quem já teve oportunidade, como o Lula, que é um grande líder da história brasileira, mas a gente devia pedir a ele que se compenetrasse e que não imitasse o exemplo desastrado do Maduro na Venezuela ou o exemplo desastrado do Evo Morales na Bolívia. E que olhasse o que a Cristina Kirchner fez na Argentina, em que, tendo uma força grande, deu um passo pra trás e ajudou a Argentina a se reconciliar", afirmou Ciro Gomes.

Deixe seu comentário