logo RCN

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

UNIÃO ENTRE PT E PSDB 

A relação entre PT e PSDB está muito próxima. As legendas se aproximaram por conta do combate à pandemia e da oposição a Bolsonaro. As lideranças dos respectivos partidos têm conversado para tratar de assuntos relativos ao enfrentamento da pandemia. O objetivo é de unir todos que querem vacina, aumento da renda, emprego, recursos para o SUS e querem enfrentar Bolsonaro.

ESPERANÇA PETISTA 

O restabelecimento dos direitos políticos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entusiasmou a militância petista em todo o país e não foi diferente em Santa Catarina. O presidente estadual da sigla e candidato do PT ao governo estadual em 2018 Décio Lima, mostra confiança de que a volta do ex-presidente para o jogo eleitoral pode ser também o combustível para que os petistas catarinenses retornem ao tabuleiro. A tarefa não é simples. Nas últimas eleições, o candidato do PT ficou em quarto lugar com 12,7%, o pior resultado de um petista na disputa desde 1986. Obs.: O PT conquistou apenas 11 prefeituras, nenhuma delas nos maiores centros urbanos do Estado.

MUDANÇA NO SISTEMA ELEITORAL PARA 2022

Uma das opções estudadas pelo Congresso Nacional para a disputa de 2022 é a adoção do voto majoritário para deputado estadual e federal, repetindo o que já acontece para prefeito, governador, senador e presidente, onde os mais votados são eleitos. A conta de algumas pessoas no atual sistema, acaba sendo errônea, pois considera somente a votação pura e simples dos eleitos e consequentemente chegam à conclusão equivocada de que os eleitos seriam com certeza os que tiveram maior votação no pleito e que suas respectivas votações seriam suficientes para elegê-los.

FUNDÃO 

O Fundo Partidário será de R$ 979 milhões em 2021, segundo a Justiça Eleitoral. Criado há 56 anos, o Fundo é depositado mensalmente na conta de cada legenda, com dinheiro do orçamento da União. Atualmente, existem 33 partidos registrados, mas apenas 23 estão aptos a receber o Fundo. O dinheiro pode ser usado, dentre outras finalidades, para manutenção de sedes e serviços do partido, além de campanhas eleitorais. Não se confunda com o Fundão Eleitoral, que só é pago em ano de eleição.

RS - PRESIDENTE GABRIEL SOUZA RECEBE DEMANDA DO SETOR DE SERVIÇOS PORTUÁRIOS 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), esteve reunido com representantes do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários de Rio Grande (Sindporg/RS) na última terça-feira (23) para tratar de um projeto de lei para a regularização funcional e previdenciária dos servidores da área. O encontro contou com a presença do presidente da entidade, Rui Mendes, do vice-presidente, Jorge Terra, e do ex-deputado estadual e ex-diretor superintendente da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), Janir Branco. O setor pediu apoio do parlamentar para intermediar junto ao Governo do Estado a transposição para o regime estatutário. A minuta proposta visa deixar a situação jurídica dos servidores de acordo com a Constituição Federal. Gabriel propôs um novo encontro, previsto para ocorrer nos próximos dias, para debater o texto com membros do Executivo.

SÃO JOÃO DO SUL

Vereador por São João do Sul, Marcio Grei Magnus já está mostrando serviço e se destacando no Legislativo do município. Marcio já iniciou seu mandato como Vereador em ritmo acelerado, buscando parcerias e recursos para levar melhorias em todas as áreas do município, mostrando para a população que estará trabalhando incansavelmente durante todo o seu mandato.

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Anterior

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Próximo

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

Deixe seu comentário