logo RCN

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

ARTICULADOR 

Homem forte da Ceprag, o gerente geral, Patrique Alencar Homem, foi fundamental na costura da coligação pró "Fanica" em Praia Grande. Esta ampla coligação está garantindo um certo favoritismo a dupla Elizandro Machado e Rodrigo Mariani.

RETA FINAL EM TORRES 

A disputa pela prefeitura de Torres chega na semana decisiva com um favoritismo do atual prefeito Carlos Souza (PP), que tenta a reeleição. Carlos tem grandes perspectivas de lograr êxito no próximo domingo. Porém, não se pode menosprezar os adversários Alessandro (MDB) e Tubarão (PDT).

RETA FINAL EM MAMPITUBA 

A disputa em Mampituba, chega na última semana com um acirramento entre o ex-prefeito Pedro Juarez (Pedrão-MDB) e Edgar Cristovam (Degão-PTB). Ambos possuem chance de lograr êxito no próximo domingo.

ADVERSÁRIOS TRADICIONAIS 

A disputa em nossa região gira hoje em torno dos dois maiores partidos regionais - MDB e PP. As duas legendas disputam diretamente cinco dos seis municípios onde circula o nosso jornal impresso. São eles; São João do Sul, Passo de Torres, Praia Grande, Mampituba, Morrinhos do Sul e Torres. E é nesse embalo que as duas siglas estão travando uma verdadeira batalha. O cenário está praticamente definido em São João do Sul com Moacir Teixeira (MDB). Nas demais cinco cidades, o pleito segue com alguns favoritos, porém com menor intensidade, e outros completamente indefinidos. 

ALIANÇA DE HUCK E MORO PARA 2022 BUSCA AMPLIAÇÃO 

Há um projeto de formar uma aliança de centro-direita para a eleição de 2022, nascido de uma articulação do ex-ministro Sergio Moro e do apresentador Luciano Huck. Seus defensores trabalham para que esta frente seja ampliada. Um dos objetivos no momento é atrair para ela o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. A ideia de criar uma "terceira via" para a disputa da Presidência surgiu durante almoço de Huck e Moro em Curitiba no dia 30 de outubro, conforme revelou a Folha. Não ficou definido quem seria o cabeça de chapa numa eventual candidatura conjunta. O objetivo é buscar um caminho do meio entre a direita atrelada ao presidente Jair Bolsonaro, que deve buscar a reeleição, e candidaturas de esquerda como as do PT e de Ciro Gomes (PDT). 

INDEFINIÇÃO 

Santa Rosa do Sul nunca passou por uma disputa tão acirrada como a do pleito deste ano, envolvendo três candidatos fortes. Nas eleições passadas, sempre houve disputa com apenas dois candidatos. Já desta vez não é possível cravar quem será eleito prefeito no próximo dia 15, entre Almides (PSDB), Dora (PSD) e Nelmo (PP), ainda mais com várias pesquisas apresentando resultados tão díspares.

VOTO CONSCIENTE 

O direito ao voto representa uma grande conquista, adquirida pela luta de várias gerações de brasileiros e que precisa ser continuamente valorizada. O voto é a forma pela qual todo cidadão pode escolher quem o representará na elaboração de leis e na aplicação do dinheiro público, para melhoria do país, dos estados e dos municípios. Por isso, nestas eleições é necessário que os cidadãos estejam conscientes de que a escolha exercida nas eleições influencia a vida de todos. Ao votar, é preciso considerar o passado pessoal, político e partidário do candidato, assim como suas propostas e ideias. Além disso, o cidadão deve manter-se bem informado sobre os candidatos que já desempenhavam mandato eletivo e os que se apresentam para disputar um cargo pela primeira vez.

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Anterior

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Próximo

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

Deixe seu comentário