logo RCN

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

APOIO

Lideranças de São João do Sul e Praia Grande, que apoiaram o deputado Federal e presidente Estadual do partido, Carlos Chiodini (MDB) e, o deputado Estadual Volnei Weber, receberam o apoio dos grupos políticos dos parlamentares, para disputar as respectivas prefeituras em 2024.

PASSO DE TORRES

O Partido Progressistas de Passo de Torres, já decidiu que apoiará a reeleição do prefeito Valmir Rodrigues (PP). Para os líderes progressistas, o atual prefeito da cidade significa “uma revolução jamais vista” na cidade. “É o melhor prefeito de Passo de Torres”. Dizem.

FEDERAÇÃO

No caso da Federação Cidadania-PSDB, a possibilidade em discussão é de que se juntem às duas legendas o MDB e o Podemos, com os quais já houve tratativas nesse sentido, mas sem excluir outras siglas que eventualmente também busquem o fortalecimento com vistas às eleições de 2024 e 2026.

MUDANÇA

Uma possível mudança no cálculo das sobras para a disputa proporcional poderá modificar a composição da bancada Federal e Estadual em Santa Catarina.

FUNDÃO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu em R$ 1.185.493.562,00 o limite de dotação do Fundo Partidário para o exercício de 2023. Para receber os recursos, os partidos políticos precisaram obter, nas eleições de 2022, pelo menos 2% dos votos válidos, com no mínimo 1% da votação em nove estados ou, ainda, garantir a eleição de ao menos 11 deputados Federais distribuídos em nove estados. Somente 13 partidos e federações partidárias alcançaram a chamada cláusula de desempenho em 2022: as federações FE Brasil (PT/PCdoB/PV), PSDB/Cidadania e PSOL/Rede, bem como os partidos Avante, MDB, PDT, PL, Podemos, Progressistas, PSB, PSD, Republicanos e União Brasil. Os demais 15 partidos continuarão a existir, porém não receberão nada do Fundo a partir deste mês de fevereiro.

PERMANECE

Após o Partido dos Trabalhadores decidir prorrogar os mandatos da direção nacional e estadual da legenda por mais dois anos, na segunda-feira (13), a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, utilizou as redes sociais para celebrar a permanência no cargo.

INFLUÊNCIA

O Índice de Influência Parlamentar mostra pouca diferença por gênero. A pontuação da maioria dos deputados e deputadas varia de valores próximos de zero a 05, ou seja, de influência baixa a mediana. Apesar disso, nenhuma mulher aparece entre os 10 mais influentes.


COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Anterior

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Próximo

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

Deixe seu comentário