logo RCN

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

REELEITOS

Na quarta-feira (1º), aconteceu a cerimônia de posse dos 27 senadores eleitos em 2022. Apenas cinco parlamentares foram reeleitos e foram empossados para um novo mandato no Senado. São eles: Davi Alcolumbre (União-AP), Omar Aziz (PSD-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Romário (PL-RJ) e Wellington Fagundes (PL-MT).

RETIRADAS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retirou no último dia (31) indicações de nomes para ocupar cargos feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, muitas delas depois da derrota nas eleições de outubro. As indicações eram para cargos em órgãos públicos, agências reguladoras e embaixadas do Brasil no exterior e, ainda estavam pendentes de aprovação do Congresso Nacional.

ACABOU A CAMPANHA

O ex-presidente Michel Temer, conhecido pelo tom conciliador e a gentileza no trato, admitiu ter “se cansado” de ouvir acusações mentirosas de que promoveu “golpe” contra Dilma Rousseff (PT), desta vez pelo presidente Lula, durante sua viagem ao exterior. Temer enumerou as realizações do seu governo, em entrevista à Rádio Bandeirantes, e até exortou Lula a descer do palanque e começar a governar.

CONSEQUÊNCIAS

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, abriu na última segunda-feira um boletim de ocorrência (BO) após ser hostilizado no domingo por um vizinho no prédio onde mora em Brasília. Segundo a assessoria do ministro, ele foi chamado de "ladrão" e o caso foi registrado como desacato.

DESCANSANDO

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro disse que Jair Bolsonaro (PL) “está descansando” ao ser questionada sobre o retorno do ex-presidente ao Brasil. Bolsonaro está em Orlando, nos Estados Unidos, desde 30 de dezembro. Ele embarcou na véspera do fim do mandato e não participou da solenidade de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1º de janeiro.

SEM PRORROGAÇÃO

Ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha disse no último sábado, 28, que o Governo Federal não estuda prorrogar a isenção de impostos sobre a gasolina e o álcool – a Medida Provisória é válida por 60 dias e se encerra no dia 28 de fevereiro. “Não existe neste momento no governo qualquer discussão de prorrogação, de mudança desses prazos”, declarou Padilha.

PRENÚNCIO DO CAOS

Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez a primeira viagem internacional do seu terceiro mandato. Inicialmente na Argentina e depois no Uruguai, o chefe do Executivo brasileiro retomou a participação do país na Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), oficializando a reaproximação comercial com as nações da região, intensificando inclusive o apoio do Brasil a projetos de infraestrutura em outros países.


COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Anterior

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Próximo

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

Deixe seu comentário