logo RCN

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

IMPEACHMENT

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, é alvo de mais da metade dos pedidos de impeachment que tramitam no Senado. No total, são 21 petições que pedem abertura de processo que resulte no afastamento do ministro. Cabe ao Senado aprovar ou rejeitar os indicados para o STF. Atualmente, são 39 pedidos “em tramitação”, que, na realidade, estão na gaveta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

MICHELLE É O PLANO B DO PL

O PL de Valdemar da Costa Neto leva em conta a possibilidade concreta de o ex-presidente Jair Bolsonaro ser tornado inelegível. No partido, todos parecem convencidos de que essa decisão já está tomada pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal, independente do que constar dos inúmeros processos abertos contra ele. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é o atual "plano B" do partido.

ECONOMIA

A expectativa dos brasileiros sobre a situação econômica do país segue em alta, de acordo com a última pesquisa Quaest, realizada sob encomenda da Genial. Os dados apontam que a economia continua como tema de grande atenção da maior parte da população. Para a maior parte dos brasileiros, o principal problema do Brasil é a economia (31%), seguido por “questões sociais” com 22%.

BOLSA FAMÍLIA

Vitória do governo Lula no enfrentamento à fome no País. Em sessão conjunta, deputados e senadores aprovaram na quarta-feira, 26, a proposta do Governo Federal que garante R$ 71,1 bilhões para o novo Bolsa Família. Com a decisão do Congresso Nacional, o PLN 3/23 transfere no orçamento deste ano os recursos do antigo Auxílio Brasil para o novo Bolsa Família. O crédito especial será repassado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

LULA CRITICA O BANCO CENTRAL

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez na última segunda-feira, 1º de maio, novas críticas à taxa de juros no País que, segundo ele, é responsável, em parte, "pela situação que vivemos hoje", em referência ao desemprego. A crítica faz parte dos embates que perduram há meses entre o Governo Federal e o Banco Central, sob comando de Roberto Campos Neto. "Não podemos viver em um País onde a taxa de juros não controla a inflação. Ela controla, na verdade, o desemprego, porque ela é responsável por uma parte da situação que vivemos hoje", declarou o presidente da República, em ato do Dia do Trabalhador.

ÓTIMA REPRESENTAÇÃO

Dos 16 deputados Federais de Santa Catarina, 04 são de Criciúma, foram eleitos três parlamentares federais: Daniel Freitas (PL) reeleito, Ricardo Guidi (PSD) reeleito, e Júlia Zanatta (PL) com primeiro mandato. Com a investida da também deputada Federal Carmen Zanotto (Cidadania) na Secretaria de Estado da Saúde, outra criciumense, Geovania de Sá, assumiu a cadeira em Brasília.

ZANATTA 2024

O Partido Liberal (PL) deve oficializar a pré-candidatura da deputada Federal, Júlia Zanatta à Prefeitura de Criciúma no ano que vem. O também deputado Federal Daniel Freitas, diz que, Julia é a candidata natural do partido para 2024.

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Anterior

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Próximo

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

Deixe seu comentário