logo RCN

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

FILIAÇÃO

Prefeito de Ermo, Paulo Della Vecchia (Paulinho), oficializou sua saída do MDB e ingresso no PL. O ato ocorreu na última segunda-feira (29), na sede do partido, em Florianópolis, com a presença do governador Jorginho Mello, deputados federais Daniel Freitas e Júlia Zanatta e o secretário da Casa Civil, Estener Soratto. A filiação de Paulinho faz parte do planejamento do PL em aumentar o número de prefeitos eleitos em 2024. Paulinho será candidato a reeleição.

PRAIA GRANDE

Praticamente definida candidatura à reeleição do prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado (Progressista). Já a vaga de vice segue indefinida. Os nomes cotados são do ex-vice-prefeito Itamar (PT) e o do vereador Colonão que deve filiar-se ao PSD.

SANTA ROSA DO SUL

Em Santa Rosa do Sul, o prefeito Almides da Rosa (PSDB) vai tentar a reeleição no próximo ano. O vice-prefeito Pedrinho (MDB) só não será candidato a vice novamente na chapa de Almides caso não queira. Quem tem se articulado para viabilizar seus nomes na vaga de vice são os vereadores, Juarez Lopes da Silva e Aroldo Santana de Jesus, ambos do MDB.

PASSO DE TORRES

Possíveis pré-candidatos a prefeito pela oposição em Passo de Torres. Conversas de bastidores indicam que os vereadores, Renan Baltazar e Emerson Cardoso Kjillim ambos do MDB, são os principais nomes cotados para concorrer no próximo ano.

SÃO JOÃO DO SUL

Há um ditado que diz que é difícil se afastar da política depois que é picado (ou mordido) pela “mosca azul”, o bichinho da ambição e do poder. Um outro diz que a maioria das pessoas entram na política por causa dos amigos e não saem por causa dos inimigos. Filosofias de boteco à parte, fato é que já se nota uma movimentação de ex-prefeitos de São João rumo à eleição de 2024. Confiantes no recall eleitoral de gestões anteriores, muitos estão colocando o nome pro jogo. Alguns para testarem o mercado, mas outros, com a expectativa real de voltarem ao comando do município. Mesmo os que não pretendem encabeçar uma chapa na disputa, não abrem mão de participarem do processo eleitoral do ano que vem – seja com o nome na urna ou com o apoio a algum outro nome do mesmo grupo político. Em São João, por exemplo, três ex-prefeitos são cotados para participarem do processo eleitoral.

CUPIDEZO 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu aos pares da América do Sul a criação de uma moeda única para ser usada nas operações comerciais entre as nações do continente. A proposta foi apresentada na última terça-feira (30), durante uma reunião no Palácio Itamaraty com a presença de autoridades de 11 países sul-americanos. Lula defendeu que as nações adotem estratégias para "aprofundar a identidade sul-americana também na área monetária, mediante mecanismo de compensação mais eficientes e a criação de uma unidade de referência comum para o comércio, reduzindo a dependência de moedas extrarregionais".

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Anterior

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Próximo

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

Deixe seu comentário