logo RCN

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

MAMPITUBA 2024

O clima começa a esquentar no Litoral Norte Gaúcho. Em Mampituba, por exemplo, já circula informações de que o ex-vice prefeito Beto Roldão (PP), estaria disposto a enfrentar as urnas mais uma vez e, em sondagens, o seu nome tem sido bem avaliado. Com isso, o atual prefeito Pedro Juarez (MDB) teria um adversário à sua altura.

PRAIA GRANDE 2024

Os nomes lembrados para disputar à Prefeitura de Praia Grande continuam os mesmos, uma vez que o prefeito Elisandro Machado (PP) goza de superpopularidade. Inclusive, essa realidade estaria inibindo o surgimento de outros candidatos ao cargo em 2024. Entretanto, o tema não está fora das discussões. Consta nos bastidores que o MDB tem buscado um nome de consenso para a empreitada.

SEM TREINOS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que pediu ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que fechasse “quase todos” os clubes de tiro no País. Segundo o presidente, apenas organizações de segurança como Polícias e as Forças Armadas deveriam contar com espaços para a prática.

NEGOCIAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que quer negociar com partidos do Centrão para trazê-los ao governo e “dar tranquilidade ao governo”. Lula citou nominalmente PP, PSD, União Brasil e Republicanos.

SEM DISCURSO

Integrantes do PSDB relatam que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, tem poupado críticas ao governo petista e não tem exercido a sua função de dirigente partidário de oposição, perdendo espaço para PL e PP. No entanto, não seria por uma adesão velada ao Planalto, e sim porque, como chefe do Executivo gaúcho, precisa cultivar uma boa relação com o Governo Federal, de quem recebe recursos. Tucanos dizem, é que, na lista dos possíveis herdeiros do espólio bolsonarista, Leite figura atrás de nomes como Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Romeu Zema (Novo), governadores de São Paulo e Minas Gerais, respectivamente.

GOVERNO NA MÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou substituições em ministérios, mas diz que o tema ainda será discutido. A declaração foi feita na última terça-feira (25), durante o bate-papo semanal Conversa com o Presidente. “Eu acho plenamente possível (substituir o comando de ministérios). Nós vamos discutir isso nos próximos dias. Eu não tô preocupado. Ainda não fiz nenhuma conversa com ninguém”, afirmou o presidente. Lula ressaltou que as negociações com partidos políticos que desejam integrar a base do governo são características do jogo político.

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Anterior

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Próximo

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

Deixe seu comentário