logo RCN

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

PRAIA GRANDE I

O suplente de vereador pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Willy Junior "Mamo" assumiu no dia 05 de setembro a cadeira no Legislativo no lugar do vereador Luiz Aurélio Santos da Silva (MDB), que estará de licença por motivos particulares por aproximadamente 45 dias. Sempre olhando para o futuro, o vereador Mamo sabe que os jovens líderes tem o poder de propor melhorias e políticas públicas para as próximas gerações.

PRAIA GRANDE II

Apesar de ainda faltar algum tempo para as Eleições Municipais, os partidos políticos de Praia Grande já estão se movimentando e discutindo estratégias para o pleito do próximo ano. Uma das principais pautas em discussão é a formação de alianças e a definição de possíveis candidaturas, principalmente para a disputa da prefeitura. No âmbito do MDB, importantes lideranças têm estado em contato com outros partidos, buscando a construção de alianças para a eleição de 2024.

SÃO JOÃO DO SUL

Nos bastidores, o nome do empresário Ezequiel Lummertz estaria sendo cotado pelo Progressistas como pré-candidato a prefeito de São João do Sul em 2024. Depois de aparecer bem avaliado em pesquisas de intenção de voto, o empresário teria se entusiasmado ainda mais com a ideia. O deputado José Milton Scheffer já teria simpatizado com a candidatura do empresário, que representa, conforme já dito pelo deputado, "a juventude na política joao-sulense".

PRERROGATIVAS DO CONGRESSO

O deputado Federal Osmar Terra (MDB-RS) está colhendo assinaturas para criar uma frente parlamentar cujo objetivo primordial será a defesa das prerrogativas constitucionais do Congresso, frequentemente atropeladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em diversos casos de invasão de competência. “É no Congresso que o povo fala. O Supremo é um órgão técnico. O povo não fala no Supremo”, diz o parlamentar.

INTERFERÊNCIA DE LULA E BOLSONARO

Lula e Bolsonaro estão no imaginário eleitoral brasileiro e definem linhas de confronto que vão repercutir inevitavelmente em outubro do ano que vem. A tese batida de que as eleições nacionais não afetam as disputas locais, nos estados e municípios, é mais tese do que realidade. Em nossa região quem leva mais vantagem, candidatos ligados a Bolsonaro ou a Lula?

PSDB NACIONAL

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, terá que se afastar da presidência do PSDB, que exercia desde fevereiro, por decisão da Justiça. A juíza Thaís Araújo Correia, da 13ª Vara Cível de Brasília, determinou ainda a anulação de todas as decisões tomadas por ele desde o dia 06 de julho de 2022, quando ele prorrogou o próprio mandato de forma considerada irregular. Procurada, a sigla afirmou que vai aguardar a notificação para recorrer da decisão. Com isso, a atual Comissão Executiva, que havia sido formada em fevereiro deste ano, será dissolvida. Os outros dois governadores tucanos, Raquel Lyra, de Pernambuco e, Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, exerciam cargos de vice-presidentes no colegiado e também terão de deixar seus postos. Leite terá 30 dias para convocar uma convenção para eleger uma nova Executiva.

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Anterior

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Próximo

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

Deixe seu comentário