logo RCN

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

SÃO JOÃO DO SUL I

O prefeito Moacir Teixeira (MDB) está no segundo mandato e não poderá buscar nova reeleição, mas tentará fazer o sucessor, seu partido tem quatro nomes como pré-candidatos e está próximo da definição. O MDB deve ter mais três partidos como aliados para disputa de 2024. O candidato do atual prefeito deve enfrentar o ex-prefeito Alex Bianchin (PDT) que tentará seu terceiro mandato e deverá ter mais dois partidos em sua coligação. Outro adversário deve ser o Paulinho (Republicanos) que disputou a última eleição contra o atual mandatário.

SÃO JOÃO DO SUL II

A disputa pela Câmara Municipal de São João do Sul, será ainda mais difícil nas eleições de 2024. Maior bancada da Câmara Municipal, o MDB possui atualmente cinco vereadores, o último foi eleito com pouco mais de 100 votos. Além dos atuais mandatários filiados ao partido, que tentarão a reeleição, há forte expectativa para a chegada de novos quadros, a exemplo de Fagner Raupp ex-Solidariedade, Juliano “Gadi” ex-Republicano. Outros nomes não estariam descartados para integrar o partido que tentará permanecer no comando do Executivo Municipal.

SANTA ROSA DO SUL

A avaliação de lideranças do município, é de que, a disputa pela Câmara Municipal de Santa Rosa do Sul poderá ter, além dos atuais parlamentares que tentarão a reeleição, as candidaturas de nomes de expressão do Município pelo Partido Liberal (PL), a exemplo do empresário Nadir Silva.

PASSO DE TORRES

O vereador Emerson Cardoso Kjillim (MDB), que foi escolhido recentemente na convenção do MDB como pré-candidato a prefeito de Passo de Torres, vem participando de eventos e festas de comunidades do Município. Chama a atenção o apoio que vem recebendo dos correligionários para a disputa ao Executivo.

MAMPITUBA

A menos de 12 meses para a disputa pelo comando da Prefeitura de Mampituba, os partidos têm ampliado as articulações para a disputa. Uma tendência é que o atual prefeito Pedro Juarez (MDB) dispute a reeleição tendo como adversário um candidato do Partido Progressista.

PRAIA GRANDE

O vereador Willy Ramos Tomaz Júnior “MAMO” (MDB) direciona indicação para o Governo Municipal de Praia Grande. A proposição diz respeito a uma demanda recebida de moradores. O parlamentar sugere a colocação de tachões em ruas interseccionadas pela rua Mário Bordignon, para promover a segurança viária daquele local.

CAPITAL ELEITORAL

Depois da acirrada disputa presidencial em 2022, a polarização entre Lula e Bolsonaro também deve marcar as eleições municipais do ano que vem. Partidos que irão disputar as principais prefeituras da região devem usar o capital político dos dois adversários para puxar votos para candidatos a prefeitos e vereadores.


COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Anterior

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Próximo

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

Deixe seu comentário