logo RCN

14º CAMPO DEMONSTRATIVO COOPERJA TRAZ NOVIDADES E GARANTE SUCESSO

Mais de 50 empresas de produtos, equipamentos e serviços foram parceiras e apresentaram novidades e muita informação.

Com início no dia 07 e término no dia 08 de fevereiro, o CDC - Campo Demonstrativo Cooperja, reuniu cerca de 03 mil pessoas em Jacinto Machado. É o cooperativismo catarinense mostrando sua força, num evento que, mesmo antes de terminar, já contabilizava sucesso, tanto de público, quanto de vendas e principalmente, de inovação do setor agropecuário.

Durante a abertura oficial, que contou com a presença de autoridades estaduais e regionais, inclusive do secretário estadual da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, os participantes puderam acompanhar informações relativas ao mercado de arroz, entre outros assuntos. O presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, também comentou sobre a importância da valorização do agricultor e da parceria com o poder público, as últimas notícias do setor orizícola e a satisfação de receber o grande público no maior evento organizado pela Cooperativa e o maior "Dia de Campo" do Sul do Estado.

Com um novo formato, a 14ª edição do CDC trouxe uma grande novidade: um circuito único e interativo de visitação, onde possibilitou ao público, observar as parcelas de culturas agrícolas, de todas as empresas e atrações. O objetivo principal do CDC foi apresentar novas tecnologias e práticas de manejo, para que o produtor rural obtenha maiores produtividades e também aumente a rentabilidade da sua lavoura.

Além disso, foi realizada a Abertura da Colheita do Arroz da Cooperja e apresentadas as seguintes novidades: 37 cultivares/híbridos de arroz diferentes; exposição de animais em maior espaço e com nova forma de apresentação; soja plantada dentro de quadra de arroz; nova cultivar de arroz Primoriso CL; parcelas de banana caturra em formação; área de integração lavoura/pecuária/floresta, área de milho plantado com irrigação subterrânea, fazendo uma rotação de culturas, entre outras.

Grande sucesso do evento foram as práticas e apresentações externas, que tiveram grande participação do público, que foram: Apresentação e demonstração de vôo do Drone Pelicano, simulando aplicação aérea no arroz, da empresa Sky Drones; apresentação da nova colheitadeira John Deere S430 - Menegaro John Deere, que marcou o início da colheita do arroz da Cooperja; Tratores Mahindra em ação! Scarpa Mahindra; apresentação Brasélio Tratores - Comagri; apresentação de novas tecnologias Epagri - Projeto Arroz e apresentação da nova cultivar de arroz Primoriso CL - Basf e Oryza.

Segundo o coordenador do evento, o engenheiro agrônomo Célito Mezzari, outro grande diferencial foram as práticas no campo. "A ideia principal foi estimular a realização de práticas como lavouras lado a lado, colheitas, visualização de raízes, degustações, simulações de produtividades, etc. Com isso conseguimos prender a atenção do produtor e fazer com que entendam melhor a importância do que está sendo apresentado. Após, ele pode implementar o que aprendeu na sua lavoura", destaca Mezzari. Da mesa forma, foram destaques a exposição de máquinas agrícolas com a presença das principais empresas do setor em Santa Catarina e, a 3ª Feira da Agricultura Familiar, sendo ambas muito visitadas e ocorrendo vendas.

O setor de pecuária também foi contemplado no CDC. Um dos roteiros foi destinado a pastagens e animais. Houve exposição de animais, inclusive da vaca Sani, filha do Supersire, há três anos número 1 do mundo em genética leiteira. "O CDC abrange conhecimento amplo, qualidade expressiva e tecnologia. Tanto, que trouxe esta novilha avaliada em R$ 20 mil reais, filha do Supersire, número 1 do mundo. A Cooperja realmente investe tempo e conhecimento para oferecer o que existe de melhor para os produtores rurais", garante o produtor de gado Holandês, Anacleto Nazário de Souza Neto.

As palestras foram todas muito prestigiadas sendo as seguintes: "Timorex Gold - 1 ano de uso, muitas histórias de sucesso", com o engenheiro agrônomo Dr. Ângelo José Vitti; "Gestão da sua lavoura em 10 passos", com o Msc. Paulo Silvestrin; "Nutrição a partir da produção agrícola regional", com a nutricionista Zuca Nuernberg; "Prognóstico climático para os próximos meses", com engenheiro agrônomo Dr. Maurici Monteiro; "Drones - Inteligência e potencialização na agricultura digital", com engenheiro agrônomo Rafael Kühl; "A farmácia da natureza - Plantas medicinais e suas utilidades", com Aléssio dos Passos Santos.

Nos dois dias de evento, os almoços foram servidos gratuitamente, sendo um dia risoto e no outro carreteiro, sempre utilizando o Arroz Caçarola. Nas duas tardes, para encerrar cada momento, foi servido delicioso café colonial.


CINE TORRES Anterior

CINE TORRES

EPAGRI REALIZA CURSO SOBRE PRODUÇÃO  DE MUDAS DE MARACUJÁ Próximo

EPAGRI REALIZA CURSO SOBRE PRODUÇÃO DE MUDAS DE MARACUJÁ

Deixe seu comentário