logo RCN

16ª FESTA MUNICIPAL DA BANANA REÚNE GRANDE PÚBLICO EM RIO DE DENTRO, MAMPITUBA

Estima-se que mais de 6 mil pessoas visitaram Mampituba durante os 03 dias da festa.

O último final de semana foi movimentado na comunidade de Rio de Dentro, interior de Mampituba, com a realização da 16ª Festa Municipal da Banana que reuniu um grande público para prestigiar o maior evento do Município de Mampituba.
Organizada pela comunidade de Rio de Dentro desde o início da década de 80, a Festa da Banana desde 2009 passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Mampituba, ano em que a Administração Municipal organizou o evento em conjunto com a comunidade.
A Festa deste ano começou na tarde de sexta-feira (19) com o tradicional Baile da Melhor Idade animado pela dupla Maycon e Thiago, que lotou o salão da comunidade, reunindo oito grupos de idosos de municípios do Litoral Norte Gaúcho e Sul Catarinense. A programação de sexta, encerrou a noite com um grande baile animado pelo cantor Jonathan Pacheco.
A programação do sábado (20), iniciou com a inauguração da tão sonhada obra de pavimentação asfáltica na Estrada Municipal Olívio Brocca que dá acesso até Rio de Dentro, obra que garantiu aos visitantes, pela primeira vez, acesso 100% asfaltado entre o Centro de Mampituba e os estandes da Festa da Banana.
Após o ato de Inauguração, ocorreu no palco externo, a Sessão Solene organizada pela Câmara de Vereadores que prestou uma emocionante homenagem a três lideranças do Município de Mampituba falecidas recentemente: Pedro da Silva Lima, antigo morador de Rio de Dentro e os ex-vereadores Altemar Pereira Ramos e Airton Cristóvão Hoffmann, político que também exerceu o cargo de vice-prefeito na gestão 2005 a 2008. A Sessão Solene também marcou oficialmente a Abertura da 16ª Festa Municipal da Banana.
Na tarde do sábado aconteceram apresentações artísticas de alunos das escolas municipais e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e também foram prestadas homenagens as ex-soberanas de Mampituba, que representaram oficialmente o Município em gestões anteriores.
A noite aconteceu o grande bazar com feira de galinhas assadas juntamente com o Show da Viola, atração tradicional da festa há muitos anos, que reúne duplas sertanejas e demais talentos locais e da região. Encerrando a programação do sábado, aconteceu um dos momentos mais esperados da festa, o Grande Baile animado pelo Grupo Candieiro que lotou o salão da comunidade.
No domingo (21), o evento iniciou com a missa festiva em honra ao padroeiro da comunidade São Manuel e na sequência ocorreu a tradicional procissão de carros de bois, tobatas, giricos e tratores que reuniu dezenas de veículos representando a importância da agricultura familiar na economia do Município. A tarde o evento teve continuidade com uma tarde dançante animada pela dupla Maycon e Thiago.
A Festa da Banana também foi marcada por eventos esportivos no Estádio São Manoel com a realização na tarde do sábado da Taça Craques do Amanhã envolvendo atletas de categorias base e no domingo com a disputa da Taça Campeões Vales dos Canyons, disputada entre os campeões municipais de 2025 nos municípios de Mampituba e Praia Grande nas categorias titulares e aspirantes.
A gastronomia regional foi um dos grandes destaques da 16ª Festa Municipal da Banana, encantando visitantes com a comercialização de produtos derivados da banana nos estandes, além do tradicional churrasco, da feira de galinhas assadas e do almoço colonial. No estande da Administração Municipal, quitutes à base de banana foram distribuídos gratuitamente, valorizando os sabores locais e fortalecendo a identidade cultural e gastronômica da região.
Estima-se que um público superior a 6 mil pessoas visitou Rio de Dentro durante os 03 dias da festa, consolidando a Festa da Banana como o maior evento do Município. A festa também mostrou a força política do Município reunindo diversas lideranças políticas regionais e estaduais, como secretários de estado, deputados federais e estaduais, além de um grande número de assessores, prefeitos e vereadores, consolidando o evento como de grande relevância para o Município de Mampituba e para o Litoral Norte Gaúcho.

MAMPITUBA INAUGURA NESTA SEXTA-FEIRA (26) A ACADEMIA DA SAÚDE EM ROÇA DA ESTÂNCIA Anterior

MAMPITUBA INAUGURA NESTA SEXTA-FEIRA (26) A ACADEMIA DA SAÚDE EM ROÇA DA ESTÂNCIA

PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE PRAIA GRANDE PARTICIPAM DE TREINAMENTO PARA ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA Próximo

PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE PRAIA GRANDE PARTICIPAM DE TREINAMENTO PARA ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA

Deixe seu comentário