AÇÃO COM GESTANTES CELEBRA O AGOSTO DOURADO E LARANJA EM SANTA ROSA DO SUL |
1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL EM SÃO JOÃO DO SUL

A conferência abordou como tema principal: 'Política de Saúde Mental como Direito: Pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantia dos Serviços de Atenção Psicossocial no SUS'.
A Administração Municipal de São João do Sul por intermédio do Conselho Municipal de Saúde realizou na tarde de quinta-feira, dia 14 de abril, nas dependências da Câmara de Vereadores, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, abordando como tema principal: "Política de Saúde Mental como Direito: Pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantia dos Serviços de Atenção Psicossocial no SUS". O evento reuniu gestores da Administração Municipal, profissionais de saúde, educação, assistência social, estudantes, usuários do SUS e demais integrantes da comunidade.
Abriu os trabalhos a professora da UNESC Criciúma, enfermeira Carine dos Santos que destacou a importância da conferência municipal e em seguida, fez a composição da mesa de autoridades. Entre os presentes no encontro, o prefeito Moacir Teixeira, secretária de Saúde e presidente do CMS Rejane Borba, professora da UNESC de Criciúma Carine dos Santos Cardoso, psicóloga Sabrina Roldão Schardosim, presidente da Câmara, vereadora Cristiani Lima e o enfermeiro responsável pelo ESF Vila Conceição, vereador Ismael Santana.
A secretária de Saúde Rejane Borba citou em seu pronunciamento as dificuldades enfrentadas pelas famílias e profissionais de saúde, lembrando que mesmo com os avanços com a lei de inclusão social, o Estado ainda falta com as políticas públicas, principalmente para os usuários do SUS.
O prefeito Moacir Teixeira destacou a atenção dada pelo Município na área da Saúde mesmo com todas as dificuldades, ele citou o compromisso da administração com a saúde municipal, atualmente reconhecida regionalmente pelo bom atendimento e refletiu sobre sua responsabilidade com a saúde mental. "Estamos fazendo o possível e o impossível pelas nossas crianças e adultos com necessidades especiais", destacou o prefeito. Já a presidente da Câmara, vereadora Cristiani Lima destacou a sua alegria de estar compondo um governo municipal comprometido com a saúde das pessoas.
O debate dos eixos da temática central foi apenas uma das atividades desenvolvidas ao longo da Conferência, que teve ainda a palestra com a psicóloga Sabrina Roldão Schardosim que explanou sobre o tema: Política de Saúde Mental como Direito. Pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantia dos Serviços de Atenção Psicossocial no SUS", colhendo informações, sugestões e abordagens emocionantes sobre o tema.
Segundo a diretora Municipal de Saúde de São João do Sul, Elisangela Bianchini o evento foi muito importante. "Com o objetivo de fomentar debates sobre as questões de Saúde Mental, possibilidades e propostas que qualifiquem e melhorem o atendimento, a conferência emocionou familiares e profissionais de saúde que sentem de perto o problema", destacou a diretora.
Após o debate em grupo, foi deliberado os nomes dos representantes que vão levar as propostas de São João do Sul para a etapa regional da conferência. Entre os eleitos, a presidente do Conselho Municipal de Saúde Rejane Borba, diretora de Saúde Elisangela Bianchini, enfermeiras Nelvi Antônia Barreto e Bruna Vargas representando a saúde municipal e Tatiane Canalli, Mariléia Martins, Maria Helena Scheffer e Maria Cláudia Maciel representando os usuários.
As conferências de saúde são realizadas a cada quatro anos, amparadas pela Lei 8.142/1990, que regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS) e define a participação social nas questões relacionadas à saúde pública, de modo que permite o controle social na elaboração e na execução das políticas públicas de saúde. Elas acontecem de forma ascendente, iniciando com as conferências municipais, passando pelas etapas regionais, estaduais e finalizando com a etapa nacional.


Deixe seu comentário