21 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

'Não deixe ninguém para trás' foi o tema escolhido para o ano de 2019.
No dia 21 de março comemorou-se o Dia Internacional de Síndrome de Down. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down.
A Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma falha genética, que acontece na divisão celular do óvulo, que resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia.
O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21. A primeira comemoração da data foi em 2006.
A Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, um plano global de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, promete que "Não deixe ninguém para trás".
A realidade atualmente é que as atitudes negativas predominantes, as baixas expectativas, a discriminação e a exclusão garantem que as pessoas com Síndrome de Down sejam deixadas para trás.
No Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com síndrome de down, segundo dados do IBGE. A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta sua possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar para sociedade a necessidade de respeito às diferenças, quaisquer que sejam.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede) de São João do Sul reforça que o dia 21 de março é mais um dia para lembrar a importância da inclusão, da luta pela garantia dos direitos fundamentais, os valores da vida, ética, solidariedade, inclusão escolar, laboral e social, em especial, o de viver plenamente em sociedade.

Deixe seu comentário