logo RCN
Especial

30º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BALONISMO DE TORRES

Um Espetáculo no Céu

FESTIVAL DE BALONISMO BATE RECORDE DE PÚBLICO

Pilotos coloriram e iluminaram o céu da mais bela praia Gaúcha, levando emoção e alegria.

Cerca de 350 mil pessoas passaram pelo Parque de Balonismo para acompanhar o 30º Festival Internacional de Balonismo, o maior da América Latina, e que está entre os três maiores do mundo, juntamente com o Festival Internacional de Albuquerque, nos Estados Unidos e o Festival de Balonismo de Château d'Oex, na Suíça.

O grande movimento, em todos os segmentos do Parque, durante os cinco dias de evento, atesta o sucesso da iniciativa. O fluxo foi tanto que a movimentação na cidade em função do Balonismo lembrou o Réveillon. "Estamos muito felizes com o resultado do 30º Festival de Balonismo", disse o prefeito Carlos Souza, na terça-feira à noite, comentando que para a próxima edição o Parque deverá receber maior infraestrutura.

Os espetáculos dos voos dos balões que ocorreram por volta das 07:00h e 16:00h lotavam o Parque. Na Arena dos Balões, o show aéreo de Paraquedismo "Arcanjos" atraiu grande público. As apresentações nacionais na Arena de Shows chegou a lotar o local. A programação da Tenda Cultural também reuniu grande público devido seu roteiro atrativo. O Espaço Esportivo com suas atividades bastante diversificadas, da mesma maneira reuniu muitos interessados.

Durante todos os dias, a Casa da Terra com a exposição de trabalho de 22 artesãos manteve muita procura por lembranças. Quem também teve grande movimento foi o Espaço Rural tanto na área de alimentação como na Feira de Agricultura Familiar. A Praça de Alimentação e o Parque de Diversões foram pontos de enorme circulação. O Night Glow na Arena de Balões no domingo, e na Praia Grande, na segunda-feira (30), foram outras importantes atrações deste Festival.

Satisfeito, o prefeito Carlos disse que o investimento da Prefeitura no Parque certamente repercutiu positivamente no faturamento da economia geral do município, citando os hotéis, restaurantes, supermercados e outros, lembrando que cada vez o local está com melhores condições de acolher eventos importantes na cidade. Carlos Souza agradeceu à Air Show, aos patrocinadores, apoiadores, servidores em geral e a todos que de uma maneira ou outra contribuíram para o sucesso do evento. Ainda agradeceu muito ao público que prestigiou o Festival e à cobertura da imprensa local, regional e estadual, evidenciando o sucesso deste Balonismo.


ENCONTRO REÚNE RAINHAS E PRINCESAS

Com o propósito de falar sobre a história dos 30 anos de Balonismo em Torres, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte promoveu na tarde de sábado, 28 de abril, um momento de confraternização e de conhecimento sobre os Festivais, a partir do Encontro de Rainhas e Princesas de várias edições do evento. A iniciativa lotou a Tenda Cultural, com familiares, amigos e público em geral que se encontrava no Parque.

O encontro foi preparado com muito carinho para valorizar a importância da participação das rainhas e princesas na história desta grande festa. Conforme o cerimonialista Sotério Júnior, "elas divulgam o Festival elevando o nome de Torres".

Estavam presentes várias soberanas, incluindo a Corte de 2018 integrada pela rainha Heloiza Lentz Schwanck e as princesas Andrine da Rosa Espíndola e Luiza Micasani Laureano Lentz. A tarde trouxe lembranças, trocas de experiências e muitos relatos, abordando temas como a forma de divulgação do evento, os trajes, a produção, os patrocínios e principalmente sobre os voos em balões.

Liége Gabriela Mesquita da Silva, Rainha em 2004, foi a participante da edição mais antiga.


FARMÁCIA VIVA, FEIRA E ALIMENTAÇÃO SÃO DESTAQUES

O Espaço Rural no Parque do Balonismo foi uma das grandes atrações do 30º Festival Internacional de Balonismo. O objetivo foi mostrar que Torres não é privilegiada apenas nas paisagens, mas também na produção rural do município. Um dos destaques foi a Farmacinha Anjo da Natureza, que ofereceu remédios provenientes da mata nativa do Jacaré e elaborado por mulheres do Clube de Mães. Também no local, a culinária rural oferecida em lanches e refeições, a venda de produtos locais e de 11 agroindústrias que participam da Feira do Sabor Gaúcho e ainda a comercialização do artesanato indígena. O espaço foi coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca, Emater, Fetag e Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Torres.


APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE DANÇA RAÍZES AÇORIANAS DE PASSO DE TORRES

O Grupo de Dança Raízes Açorianas do município de Passo de Torres fez no sábado, pela manhã, dia 28 uma bonita apresentação no 30º Balonismo na cidade vizinha de Torres. O Grupo que foi municipalizado vem conquistando seu espaço nos eventos regionais, onde os jovens passo-torrenses difundem a cultura açoriana da região.

É a cultura local sendo valorizada.


Murilo Gonçalves, de Sombrio, é o grande campeão

O jovem Murilo Gonçalves, da cidade de Sombrio, de 25 anos, foi o campeão do 30º Festival Internacional do Balonismo. O carismático piloto formou-se em Torres e sempre fez voo nesta área. Ele recebeu o troféu emocionado, na terça-feira, 1º de maio, no encerramento da edição do Festival. Em clima de festa, o prefeito Carlos Souza entregou como prêmio, uma passagem para participar em Albuquerque nos Estados Unidos, de outro Festival Internacional de Balonismo. Este é o primeiro grande título do piloto que pratica o balonismo há três anos e ainda trabalha no setor. Os prêmios dos primeiros colocados foram entregues nas dependências do Centro de Eventos do Balonismo, após almoço de confraternização dos balonistas.

Conforme boletim distribuído pela Air Show, responsável técnico do evento, foram estes os escores obtidos pelos primeiros lugares, na ordem: Murilo Gonçalves, 6940, Sacha Haim, 6762; Cristiano Almudim, 6601; Markus Dikran Kalousdian, 6532; Fabio Passos, 6520; Graco Magnus Menque, 6466; e em sétimo lugar, Filipe Aidar Tostes, com 6447 pontos. O segundo lugar ganhou uma bicicleta Pro Bike, o terceiro e quarto lugares receberam televisores e o quinto, sexto e sétimo lugares, bicicletas. Durante o evento, uma notícia boa, o cesto que seria entregue ao vencedor da Prova da Chave no domingo, foi entregue à Prefeitura por Guga, do Guga Balloons, devido ninguém ter vencido a Prova, irá para o Memorial do Balonismo. A outra Prova da Chave que daria um veículo da Pinho como prêmio, também não teve ganhador.

O sucesso desta edição dos 30 anos do evento fez com que no encerramento ocorressem muitos agradecimentos e homenagens, com grande distribuição de medalhas, troféus, estátuas, pratos decorativos e demais manifestações pelo reconhecimento ao esforço de todos que de uma forma ou outra contribuíram para o êxito deste Festival. Foram lembrados todos os secretários municipais, em especial a da Fazenda e interina do Turismo, Cultura e Esporte, Maria Clarice Brovedan, e o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Davino Lopes, a Air Show, empresa responsável pela organização, e os patrocinadores, Pinho Veículos, Corsan, Moleca, e Associação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Torres, e ainda as Soberanas, colaboradores como o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio da Rosa, Sosseg, Digitotal, Ultragás, Corpo de Bombeiros, entre outros, foram agraciados. A secretária Maria Clarice Brovedan também salientou a participação de muitos para o sucesso do evento.

Na cerimônia informal, o prefeito, acompanhado da primeira-dama Susi da Rosa de Souza, convidou o público a cantar o Reggae do Balão, de autoria de Inaudi Ferrrari, hino oficial do Balonismo. Foi um momento de grande confraternização. Disse ele que para o próximo ano, uma maior infraestrutura será oferecida no Parque. O coordenador técnico do evento, Bruno Schwartz, da Air Show, que conduziu o ato das premiações, por sua vez destacou que houve uma parceria total com a Prefeitura neste 30º Festival. Além da participação dos balonistas, familiares, amigos e público ligado a organização do evento, estavam no local lideranças de vários segmentos da sociedade de Torres e região, como prefeitos, deputados estaduais e federais.


Prefeitos do Consórcio Geoparque reúnem-se no 30º Festival Internacional de Balonismo

Em busca de consolidar com a sociedade, o processo do Projeto Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, foi realizada na segunda-feira, no 30º Festival Internacional de Balonismo, a Assembleia Geral dos prefeitos que integram o Consórcio. O encontro foi coordenado pelo prefeito Carlos Souza, presidente do Consórcio. Foi destacado por todos participantes a importância da integração dos municípios para o desenvolvimento econômico e social do território e a necessidade de união entre o estado gaúcho e catarinense para o êxito da iniciativa. O evento foi realizado na Tenda Cultural, onde todos foram homenageados com a medalha da edição dos 30 anos do Balonismo.

O Projeto Geoparque Caminho dos Cânions do Sul é integrado por sete municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina: Cambará do Sul, Jacinto Machado, Mampituba, Morro Grande, Praia Grande, Timbé do Sul e Torres. Trata-se de uma área com limites geográficos bem definidos, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional, aliados a outros bens naturais e culturais. O Geoparque busca impulsionar o desenvolvimento sociocultural, econômico e ambiental da região, por meio do turismo e o reconhecimento deste território como um Geoparque Mundial da Unesco.

Participaram do evento os prefeitos de Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestre; Jacinto Machado, João Batista Mezzari; Mampituba, Dirceu Selau; Praia Grande, Henrique Matos Maciel e o diretor de Turismo, Gislael Floriano, representou o município catarinense de Morro Grande. Na plateia, pessoas ligadas à área turística, a cultura, geologia, como a mestra Flávia Fernanda de Lima, entre outros interessados, como a ex-prefeita Nílvia Pinto Pereira, a vereadora Zete e demais lideranças, caso do presidente do Sindilojas, Nasser Samhan.

Durante a assembleia geral realizada antes do bate-papo entre os prefeitos, foram aprovados o relatório geral de Atividades, Prestação de Contas e o Balanço do Exercício Anterior, acompanhado do Parecer do Conselho Fiscal. Também foi aprovado o Regimento Interno e a Revisão com Ajuste do Plano de Metas. O evento contou com a participação da equipe técnica do Projeto Geoparque que é formado por servidores das prefeituras participantes e tem Edinéia Pallu, da Prefeitura de Torres como responsável pela equipe técnica e diretora executiva do Consórcio.

INÍCIO DO ANO LETIVO COM FORMAÇÃO  E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM PASSO DE TORRSE Anterior

INÍCIO DO ANO LETIVO COM FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM PASSO DE TORRSE

EEM GOVERNADOR ILDO MENEGHETTI DE PASSO DE TORRES  EMPOSSA NOVA DIRETORIA DO GRÊMIO ESTUDANTIL Próximo

EEM GOVERNADOR ILDO MENEGHETTI DE PASSO DE TORRES EMPOSSA NOVA DIRETORIA DO GRÊMIO ESTUDANTIL

Deixe seu comentário