logo RCN

4º SEMINÁRIO REGIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR

Evento promovido pela CIDASC reuniu em Araranguá, empresários e produtores de mandioca e derivados da região.

O Centro de Treinamento da EPAGRI de Araranguá foi sede, na tarde de quinta-feira (11), do 4º Seminário Regional de Segurança dos Alimentos, promovido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina - CIDASC, reunindo um público diversificado das Regiões de Araranguá e Criciúma.

Compuseram a mesa de autoridades do evento as gerentes Regionais de Políticas Socioeconômicas, Rurais e Urbanas das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de Araranguá, Jane Aparecida Soares de Souza, e de Criciúma, Santina Izé Rosa; gerente Regional da EPAGRI, Reginaldo Ghellere; gestor do Departamento Regional da CIDASC, Eduardo Daminelli Pesenti; gestora da Divisão de Classificação da CIDASC, Valdirene R. Bizolo Sommer; secretário de Governo de Santa Rosa do Sul, Almides Rosa, bem como os palestrantes da tarde.

A programação contou com debates/mesa redonda, e palestras, entre elas sobre "Direitos do Consumidor", proferida pelo assessor do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do MP/SC, Nelson Lorenz; "Amidos da Mandioca", ministrada pela professora Edna Regina Amante, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSC; "Alimentos, Cultura e Território"; "A experiência do Vinho Goethe", ministrada pelo enólogo da EPAGRI, Estevão Arcari; e "Boas práticas de fabricação de alimentos e selo de conformidade da CIDASC", proferida pelo técnico agrícola e classificador da CIDASC, Rômulo Tadeu Bittencourt.

O intuito do Seminário, que contou com a presença de técnicos da EPAGRI e CIDASC, produtores de polvilho, representantes da agricultura e educação, estudantes e público em geral, foi debater e apontar alternativas e medidas que permitam o controle da entrada de qualquer agente contaminante, seja ele químico, físico ou biológico, que acarrete risco à saúde ou à integridade física do consumidor, demonstrando a preocupação do poder público e dos técnicos sobre a segurança dos alimentos.

Segundo a gestora da Divisão de Classificação da CIDASC, Valdirene R. Bizolo Sommer, a escolha por Araranguá para a realização do Seminário Regional deve-se ao fato de haver na Região um trabalho com os produtores de polvilho azedo com fermentação natural. "Esta é a quarta região a receber o Seminário, que já aconteceu nas regiões de Xanxerê, Chapecó e Lages", disse.

A gestora falou sobre o Selo de Conformidade da CIDASC - SCC, que indica para o consumidor a excelência na segurança do alimento adquirido e proporciona o fortalecimento das marcas parceiras no mercado. Desenvolvido pela equipe técnica da Divisão de Classificação da Companhia, o Selo presta suporte as indústrias que dedicam-se à produção, processamento e comercialização de produtos de origem vegetal, visando a oferta de alimentos mais seguros aos consumidores. "Santa Catarina é um dos maiores produtores de alimentos no País. Já certificamos por meio do Selo quatro empresas no Estado e outras estão em processo. Somos modelo na produção de alimentos seguros", destacou.

De acordo com o gestor Regional da CIDASC em Criciúma, Eduardo Daminelli Pesenti, "o seminário propiciou importantes debates, oportunizando ao público presente conhecer os trabalhos que estão sendo realizados pela CIDASC e o Ministério Público de Santa Catarina, para garantir um alimento seguro ao consumidor". Concluiu.

CASAMENTO COMUNITÁRIO EM SÃO JOÃO DO SUL Anterior

CASAMENTO COMUNITÁRIO EM SÃO JOÃO DO SUL

MARACUJÁ É TEMA DE EVENTOS DA EPAGRI Próximo

MARACUJÁ É TEMA DE EVENTOS DA EPAGRI

Deixe seu comentário