logo RCN

ANIVERSÁRIO DE 146 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO- ADMINISTRATIVA DE TORRES

146 anos de Torres, história de solidariedade e de cultura de um povo guerreiro e batalhador, que faz da cidade, a mais bela praia dos gaúchos.

O Município de Torres, conhecido como a Capital Nacional do Balonismo e a mais bela praia do Rio Grande do Sul, que cresceu mais de 20% entre os censos de 2010 e 2022, passando de 34 mil para 41 mil habitantes, esteve de aniversário na terça-feira (21) comemorando 146 anos de emancipação político-administrativa. O Município faz divisa com Santa Catarina, está a 197 km de Porto Alegre e a 280 km de Florianópolis. Tem este nome devido a três grandes rochedos que se estendem à beira Mar que são eles: Torre do Norte (Morro do Farol); Torre do Centro (Morro das Furnas) e Torre do Sul (onde está a Praia da Guarita).
Lembrando, antes da colonização, Torres era habitada por índios da etnia Carijó. Eles ocupavam toda a área litorânea entre o Paraná e o Rio Grande do Sul. De acordo com relatos dos jesuítas, tinham por hábito fazer banquetes com os corpos dos prisioneiros, entre eles os primeiros europeus que chegavam à região.
O Poder Executivo é representado atualmente pelo prefeito Carlos Alberto Matos de Souza (PP) e pelo vice-prefeito Fábio Amoretti (PP), que ocupam os cargos desde janeiro de 2017. A administração municipal conta com 09 secretarias, além da Procuradoria-Geral do Município. Estes oficiais coordenam uma série de outras instâncias administrativas, entre órgãos e projetos do Município junto com o Poder Legislativo Municipal (vereadores).
Campanha de doação solidária marca o aniversário da cidade
Sem festa em solidariedade à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o aniversário de 146 anos de Torres, neste ano foi marcado por uma ação solidária em apoio às vítimas das enchentes no Estado. Na terça-feira (21), foi colocado mais um ponto de coleta da campanha de doação na Praça Borges de Medeiros, na Prainha.
O prefeito Carlos Souza destacou a importância da solidariedade. “Celebramos os 146 anos de história de Torres, história de tradição, de cultura, de um povo guerreiro e batalhador, que faz dessa nossa cidade, a mais bela praia dos gaúchos, um local de acolhimento e de conquistas como o título de Capital Nacional do Balonismo, um êxito de todos. Mas claro não podemos ignorar a realidade que nos cerca e assim enquanto celebramos nossa sobrevivência e o espírito indomável de nossa comunidade, não podemos perder de vista aqueles que enfrentam desafios ainda maiores aqui no nosso Estado”. Salienta o prefeito Carlos, dizendo que Torres é a porta de entrada do Rio Grande do Sul, e o papel da cidade é vital na reconstrução e no apoio aos irmãos e irmãs em todo o Estado.
A campanha e ação solidária do povo torrense foi grande e a Prefeitura vai continuar a contar com a ajuda, onde a doação faz a diferença na vida de muitas pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social após as enchentes. As doações também podem ser entregues no Centro de Apoio da Campanha Doação Solidária localizado no Ginásio do Torrense que fica na Rua Ildo Kuwer Feltes (em frente à Emei Gente Miúda) que continua aberto das 08:00h às 18:00h. As doações ainda podem ser levadas no PA 24h, no Centro Administrativo da Prefeitura e nas escolas da rede municipal.
A Doação Solidária de medicamentos deve ser entregue na Farmácia Municipal de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 17:00h, sem fechar ao meio-dia, na Rua Coronel Pacheco, 784.
Engajada na Campanha Doação Solidária da Prefeitura de Torres, a Casa da Terra e do Artesanato também realiza a ação “Maio Solidário” que consiste em angariar doações para as crianças que são vítimas das enchentes para serem entregues na Casa da Terra. O propósito é reunir brinquedos, roupas infantis, fraldas, mamadeiras, bicos, material de higiene leite em pó e fórmulas, entre outros. As doações serão recebidas de segunda a sábado, das 09:00h às 19:00h, durante todo o mês de maio.

MAIS DE 80 PESSOAS FICARAM DESALOJADAS PELAS ENCHENTES NA COMUNIDADE DE BARRINHA Anterior

MAIS DE 80 PESSOAS FICARAM DESALOJADAS PELAS ENCHENTES NA COMUNIDADE DE BARRINHA

EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS SERÃO RECOLHIDAS EM MORRINHOS DO SUL Próximo

EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS SERÃO RECOLHIDAS EM MORRINHOS DO SUL

Deixe seu comentário