logo RCN

ENCHENTES VOLTAM A CAUSAR PREJUÍZOS NA REGIÃO

Os municípios mais atingidos foram os da encosta dos rios Mampituba, Canoas, Sertão e afluentes e da lagoa do Sombrio.

As fortes chuvas que voltaram a cair desde sábado (15) no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, voltaram a causar prejuízos e estragos na região. Os municípios de São João do Sul, Praia Grande, Passo de Torres, Torres, Mampituba, Morrinhos do Sul e Santa Rosa do Sul foram os que mais choveram no Litoral Norte Gaúcho e Extremo Sul Catarinense.
Em Praia Grande os acessos foram interditados e houve desmoronamentos de pontes e em estradas do interior. Também houve desmoronamento da cabeceira da ponte sobre o Rio Pavão onde ficaram isoladas as comunidades de Passo Fundo, Alto da Esperança, Mãe dos Homens, Aparecida e Pedra Branca. Teve deslizamentos na comunidade da Pintada, perto da Serra do Faxinal e algumas casas ficaram alagadas no bairro 1º de Maio com as equipes da Prefeitura trabalhando preventivamente fazendo a drenagem emergencial para que mais residências não fossem alagadas. No bairro 1º de Maio, 03 pessoas da mesma família necessitaram ser levadas ao abrigo municipal e ainda, as aulas foram suspensas em toda rede municipal de educação na segunda-feira (17), exceto nos Centros de Educação Infantil Leãozinho e Cantinho dos Sonhos.
A Ponte sobre o Rio Canoas na divisa entre Praia Grande e São João do Sul houve desmoronamento de um dos pilares da cabeceira e o acesso foi interditado.
As chuvas fortes acima do esperado causaram transtornos em São João do Sul, onde as comunidades de Passo Magnus, Poço Negro, Beira Rio, Rio Verde e Glorinha ficaram isoladas e também as localidades de Vila Luiz, Sanga Danta e Campestre foram atingidas com estradas e pontes danificadas, buracos e água na pista; lavouras de fumo, hortigranjeiros e criação de animais prejudicadas e estragos em toda a infraestrutura municipal.
Mesmo depois que as águas nas encostas da Serra baixaram, os transtornos continuam com alagamentos provocando danos aos moradores das comunidades ribeirinhas, como é o caso da Rua José Olímpio Emerim no Centro de São João do Sul, onde o Rio Sertão transbordou e invadiu residências danificando móveis, eletrodomésticos e utensílios; a rodovia SC-290 que liga Praia Grande, Mampituba e São João do Sul a BR-101 (próximo a antiga Pellin e a Serralheria Scheffer) esteve com água na pista e foi interditada para veículos e na comunidade de Barrinha a água está subindo rapidamente e já existem famílias desabrigadas necessitando de auxílio da Prefeitura.
O governo de São João do Sul através das Secretarias de Obras e Agricultura, Defesa Civil e Assistência Social ainda trabalha para diminuir os prejuízos dos moradores e restabelecer os acessos as comunidades, inclusive fazendo melhorias das estradas para o desvio após a interdição da ponte da divisa entre São João do Sul e Praia Grande.
Os prejuízos também foram registrados na infraestrutura dos municípios de Torres, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul, Morrinhos do Sul e Mampituba.

RAUPP TOPOGRAFIA ENTREGA PRIMEIRAS  MATRÍCULAS DO REURB EM PASSO DE TORRES Anterior

RAUPP TOPOGRAFIA ENTREGA PRIMEIRAS MATRÍCULAS DO REURB EM PASSO DE TORRES

SANTA CATARINA REDUZ EM 40,5% A TAXA DE HOMICÍDIOS POR 100 MIL HABITANTES Próximo

SANTA CATARINA REDUZ EM 40,5% A TAXA DE HOMICÍDIOS POR 100 MIL HABITANTES

Deixe seu comentário