HOMEM SOFRE ATAQUE CARDÍACO E É ATENDIDO PELO SAER EM PRAIA GRANDE |
MAIS DA METADE DA SAFRA DO FUMO 2024 PRODUZIDO EM SÃO JOÃO DO SUL JÁ FOI COLHIDO
A relevância da cultura do fumo para a região é inegável, principalmente no aspecto econômico.
A colheita da Safra de Fumo 2024 está em andamento em quase todas as regiões produtoras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em São João do Sul onde ainda existem mais de 340 famílias vivendo da plantação de fumo, mais da metade da produção do ano já foi colhida. No Município, o clima está favorecendo e a boa produção está deixando os produtores animados.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Sul e Passo de Torres Manoel Margenat Antônio, em 2024 ouve um aumento de 20% na área plantada no Município e a qualidade, combinada com o preço elevado do produto está deixando os fumicultores entusiasmados. “O baixo preço e a má qualidade na produção de fumo, havia feito com que muitos agricultores deixassem de produzir nos últimos 05 anos, no entanto em 2024 com o aumento do preço pago pelas companhias, fez com que muitos agricultores voltassem a plantar”, destacou o presidente.
Para o fumicultor Antônio Carlos Roxo Alves da comunidade de Querência, São João do Sul, que planta 04 hectares de terra em duas estufas de fumo produzindo, trabalhando somente ele e a esposa e pagando 02 peões no forte da safra nos dias de colheita, as expectativas para este ano são muito boas. “No ano passado plantamos 80 mil pés de fumo e colhemos 900 arrobas, este ano plantamos somente 60 mil pés e esperamos colher mais que em 2023”, comentou o produtor, elogiando também a qualidade do produto que será vendido para CTA e a BAT.
O valor comercializado para o BO1 atualmente a arroba do fumo é de R$ 336,90.
Em 2024, o valor pago por quilo do fumo exportado chega a US$ 8,02, alta de 19,8% se comparado ao mesmo período de 2023, este é o maior valor já registrado por quilo comercializado nos últimos dez anos.
Conforme o levantamento da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o tabaco é a cultura que proporciona boa renda para quem possui pequena área de terra. E os produtores são também referência em diversificação, preservação das matas, cuidados com o solo e conservação do meio ambiente.
É inegável que a cultura do fumo ainda seja uma das mais lucrativas para o produtor agrícola de São João do Sul e região. A relevância desta cultura é fundamental, para o aspecto econômico, onde gera renda para toda a família.
Deixe seu comentário