logo RCN
AGROLINK - Seane Lennon

SANTA CATARINA RENOVA MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA INFLUENZA AVIÁRIA

  • Pixabay -

O objetivo é manter a vigilância e as medidas preventivas.

Santa Catarina permanece livre de casos de Influenza Aviária neste ano, porém, como precaução diante da detecção do vírus H5N1 de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil, o Governo do Estado renovou o decreto que declara estado de emergência zoossanitária, conforme informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina. O objetivo é manter a vigilância e as medidas preventivas.

O Decreto nº 540/2024, em vigor desde 4 de abril de 2024, estende-se por 180 dias, retroativo a 16 de janeiro de 2024. Esta medida possibilita a regulamentação de ações e investimentos voltados ao enfrentamento preventivo do vírus.

Apesar de o Brasil ser o maior exportador mundial de carne de frango e o segundo maior produtor, nunca registrou Influenza Aviária na produção comercial. Em 2023, o país registrou seu primeiro caso da doença, mas sem afetar a produção catarinense.

Até o momento, o Brasil totaliza 160 casos de gripe aviária, a maioria em animais silvestres, de acordo com dados oficiais. Santa Catarina registrou 21 casos em 2023, a maioria em aves silvestres. O último caso confirmado no estado foi em 18 de dezembro de 2023.

Desde o primeiro decreto, emitido em 20 de julho de 2023, o Governo de Santa Catarina tem investido em infraestrutura, equipamentos e contratação de profissionais para intensificar a vigilância e combater o vírus, garantindo a segurança sanitária da avicultura catarinense.

POLÍCIA MILITAR DIVULGA RESULTADOS DA OPERAÇÃO ÁTRIA NA ÁREA DO 19º BPM Anterior

POLÍCIA MILITAR DIVULGA RESULTADOS DA OPERAÇÃO ÁTRIA NA ÁREA DO 19º BPM

SANTA CATARINA CELEBRA A MARCA DE MAIS DE 150 SELOS ARTE CONCEDIDOS PELA CIDASC Próximo

SANTA CATARINA CELEBRA A MARCA DE MAIS DE 150 SELOS ARTE CONCEDIDOS PELA CIDASC

Deixe seu comentário