logo RCN
Secom/SC

TRANSPORTES E TURISMO COLOCAM SC COM O MAIOR CRESCIMENTO DO PAÍS NO SETOR DE SERVIÇOS

Segmento de transportes registra alta de 8,2%, enquanto turismo cresceu 7% em janeiro.

Santa Catarina registrou em janeiro o maior crescimento do país no setor de serviços, com alta de 3,4% em relação a dezembro. O percentual lidera o ranking dos estados brasileiros e ficou bem acima da média nacional, de retração de -0,2%. O ranking nacional liderado por Santa Catarina tem na segunda posição o Mato Grosso do Sul (2,3%) e em terceiro o Ceará (1,7%). Apenas 10 unidades da federação tiveram resultado positivo.

Os dados, apurados pelo IBGE, mostram que a expansão do setor de serviços em Santa Catarina foi puxada principalmente pelos segmentos de transportes, turismo e serviços de informação e comunicação. O consumo das famílias também registrou elevação. O bom momento do setor é resultado, entre outros fatores, do aumento da renda em Santa Catarina, que somou expansão de 14,6% em 2024, elevando o consumo de produtos e serviços.

“A economia de Santa Catarina está crescendo acima da média nacional, com aumento da produção e consequente geração de emprego e renda. Assim, o cidadão catarinense e as empresas estão demandando mais. É o caso, por exemplo, do segmento de transportes. Com a produção em alta em diversos setores da economia e necessidade de escoamento, a tendência é aquecer todo o mercado de logística, transporte e fretes. É um ciclo virtuoso”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck. 


Transportes de SC têm a segunda maior alta do país em janeiro

O segmento de transportes registrou forte elevação de 8,2% em janeiro na comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme os dados do IBGE. O percentual é o segundo maior do país, atrás apenas do Rio de Janeiro, com 17,5%. Santa Catarina ficou à frente de estados como Minas Gerais (2,1%), Paraná (-1,3%), São Paulo (-1,7%) e acima da média brasileira de redução de -0,6%.

“Na questão dos transportes, destacam-se os transportes de passageiros, considerando a grande temporada de verão que ocorre em Santa Catarina e a chegada de milhares de turistas nacionais e estrangeiros. Mas também os transportes de cargas, já que a produção está muito aquecida, inclusive com números positivos puxados pelo aumento das exportações”, acrescenta Dreveck. 

Destaque para o setor de turismo a nível nacional

A pesquisa do IBGE sobre o setor de serviços também retrata o aquecimento do turismo em Santa Catarina. Conforme os dados, o volume de atividade econômica ligada ao turismo cresceu 7% em janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado. O percentual representa o dobro da média nacional, que ficou em 3,5% no mesmo período. 

Já na comparação entre janeiro de 2025 e dezembro de 2024, com ajuste sazonal, o segmento de turismo de Santa Catarina teve o melhor desempenho do país. A elevação no estado ficou em 1,7%, contra média nacional de retração de -6,4%. Os dados reforçam a boa temporada de verão que trouxe milhões de turistas para Santa Catarina.


PREFEITO DE TORRES DELCI ACOMPANHA PROFISSIONAIS DO SAMU COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS Anterior

PREFEITO DE TORRES DELCI ACOMPANHA PROFISSIONAIS DO SAMU COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

SANTA CATARINA REGISTRA DESVALORIZAÇÃO NO PREÇO PAGO AO PRODUTOR DA BANANA-CATURRA Próximo

SANTA CATARINA REGISTRA DESVALORIZAÇÃO NO PREÇO PAGO AO PRODUTOR DA BANANA-CATURRA

Deixe seu comentário