ASSEMBLEIA ITINERANTE DA AMESC REÚNE PREFEITOS DA REGIÃO DURANTE A 11ª POLVILHANA |
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL REALIZA PALESTRA SOBRE QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL
O evento serviu para reflexão sobre a responsabilidade coletiva sobre o racismo.
O Centro de Convivência da 3ª Idade Amizade recebeu, na tarde de segunda-feira (24), uma palestra dedicada ao debate sobre a questão étnico-racial, reforçando a importância do tema no âmbito das políticas públicas na Assistência Social.
O evento teve início às 14:00h e contou com a participação de Eduardo Garcia assistente social, Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e servidor público da Prefeitura de Araquari. Em sua apresentação, o palestrante destacou que a discussão sobre raça deve ser permanente dentro dos serviços públicos, por integrar a construção histórica do país e impactar diretamente a formulação de ações de proteção social.
A programação incluiu ainda a apresentação do Grupo de Capoeira Grilhões da Liberdade, oficina do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ministrada há mais de dez anos pelo Mestre Curisco. Durante o evento, a secretária de Assistência Social e Habitação, Elizandra Martins, destacou o trabalho dos servidores da pasta e a importância do debate. “Hoje tivemos a oportunidade de refletir e sentir o quanto esse tema é necessário e transformador. Nossos servidores demonstram diariamente que é possível construir uma Assistência Social mais humana, justa e acolhedora. Agradeço cada gesto e cada cuidado oferecido às nossas famílias”, disse.
O prefeito Valmir Rodrigues reforçou o compromisso da gestão com o tema. “O enfrentamento ao racismo é uma responsabilidade coletiva. Eventos como este fortalecem nossa rede de proteção social e ajudam a construir uma cidade mais consciente, igualitária e acolhedora. Seguiremos investindo em ações que promovam respeito e inclusão”, destacou.
Participaram também do encontro as assistentes sociais Fernanda Pacheco, Alice Alves e Ana Maria Bevilaqua, a psicóloga Aline Grosmann; a coordenadora do SCFV, Tanaine Machado, demais técnicos e servidores da Assistência Social, alunos da oficina de capoeira e membros da comunidade.
Deixe seu comentário