logo RCN

APAE REALIZA PALESTRA SOBRE O PROJETO PREVENIR

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70% das deficiências poderiam ser evitadas com informação e pequenos cuidados.

Com o tema "a nossa ação depende da sua ação", a APAE de São João do Sul realizou na tarde de quarta-feira, dia 20, nas dependências do CRAS, uma palestra com a fisioterapeuta Natalia Sebastião Silveira, de Praia Grande, sobre o projeto Prevenir, que tem como objetivo a prevenção na área da saúde que pode evitar ou minimizar o impacto das deficiências nas pessoas.

Natalia é formada em Rede de Atenção a Pessoa com Deficiência pela UNESC e destacou às mulheres e ao público em geral que a ideia é difundir o projeto em todas APAEs da região, alertando as mães e futuras mamães sobre as ações que necessitam ser adotadas antes da gravidez, durante a gravidez e após o parto, para inibir os riscos de deficiência do bebê. "Acreditamos que a ação educativa é uma estratégia mais simples, de menor custo, podendo ser aplicada à nossa realidade, através de informação e orientação de conscientização à mulher sobre as necessidades dos cuidados prioritários com a própria saúde, diminuindo e evitando deficiências decorrentes na sua grande maioria, pela falta de informação", destacou a fisioterapeuta Natalia.

Entre os inúmeros fatores de risco que podem causar a deficiência intelectual, destacam-se alterações cromossômicas e gênicas, desordens do desenvolvimento embrionário ou outros distúrbios estruturais e funcionais que reduzem a capacidade do cérebro.

Também participaram da palestra, a professora e assistente da APAE Maria Cláudia Maciel e a professora coordenadora do projeto Prevenir no Município, Tatiane Canalli.


COMEÇA A TRAMITAR NA CÂMARA DE SÃO JOÃO DO SUL  A  LDO - LEI  ORÇAMENTÁRIA ANUAL Anterior

COMEÇA A TRAMITAR NA CÂMARA DE SÃO JOÃO DO SUL A LDO - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL

EM BUSCA DE RECURSOS PARA O MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO SUL Próximo

EM BUSCA DE RECURSOS PARA O MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO SUL

Deixe seu comentário