V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES TEM AMPLA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE DE TORRES |
V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES TEM AMPLA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE DE TORRES

Como resultado das deliberações, foram eleitas quatro delegadas que representarão Torres na V Conferência Estadual Miguelina Vecchio, que será realizada em setembro, em Porto Alegre.
No dia 14 de agosto, aconteceu em Torres a V Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, reunindo 98 participantes e 15 observadores, entre representantes de movimentos sociais, instituições públicas e convidados de outros municípios. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, o encontro reforçou o compromisso do município com a promoção de políticas voltadas para a garantia de direitos, igualdade de gênero e fortalecimento da participação feminina.
A abertura contou com a presença do vice-prefeito André Pozzi, do presidente da Câmara de Vereadores, Igor Beretta, da vereadora Deise Clezar e do vereador Moisés Trisch, além da diretora do CRM Pricila Selau, Débora Fernandes, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Patricia Simão e da representante do Conselho Estadual, Denise Argemi.
O evento também proporcionou momentos culturais, como a apresentação “Cordel da Lei Maria da Penha”, realizada por alunas do Projeto Primeiros Socorros na Escola: Salvando Vidas e Resgatando Almas, sob a coordenação da professora Andréa Melo. A programação contou ainda com a performance “Com bruxa não se mexe”, da atriz e arte-educadora Rita Stann, do Casa Odara Coletivo de Cultura. Estiveram presentes também as mulheres da aldeia indígena Nhu Porã.
Entre os objetivos da conferência, destacaram-se:
• Fortalecer e ampliar a participação efetiva das mulheres nas políticas públicas;
• Elaborar diagnósticos sobre as condições de vida das mulheres e a realidade das políticas já existentes;
• Consolidar ações prioritárias para o município;
• Reforçar o diálogo entre governo e sociedade civil;
• Eleger representantes para a etapa estadual.
A programação foi organizada em cinco eixos temáticos, cada um com grupos de discussão que trabalharam propostas relacionadas a igualdade social e econômica, autonomia feminina no mundo do trabalho, participação em espaços de poder e decisão, saúde e direitos reprodutivos, e enfrentamento à violência contra as mulheres.

Deixe seu comentário