SENAC TORRES ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE EXCEL PROFISSIONAL |
AS BELEZAS E OS ENCANTOS DA REGIÃO

-
Foto: Vagner Machado - PRAÇA DOS PESCADORES PASSO DE TORRES
O Jornal Informativo Regional apresenta um caderno especial voltado ao turismo regional, destacando as belezas naturais e culturais dos municípios de São João do Sul, Praia Grande, Passo de Torres, Mampituba, Morrinhos do Sul e Torres. Nesta edição, os municípios contemplados são Torres e Passo de Torres, que recebem no verão um grande número de visitantes que vem para contemplar os paredões rochosos à beira-mar, o Rio Mampituba, a Lagoa da Tapera e os encantos do litoral.
TORRES: A MAIS BELA PRAIA GAÚCHA?
O município de Torres, localizado no litoral norte do Rio Grande do Sul, é conhecido por suas belezas naturais, oferecendo aos milhares de turistas os mais diversos pontos de visitação, tais como o Parque da Guarita, Lagoa do Violão, Praia da Cal, Igreja São Domingos, Morro do Farol, Prainha, Praia Grande, Praia dos Molhes, Barra do Rio Mampituba, Ponte Pênsil, Ilha dos Lobos, Praça XV, entre outros. Emancipado em 21 de maio de 1878, o município conta com um povo saudoso e hospitaleiro, que recebe a cada ano mais visitantes.
A paisagem da cidade se destaca por ser a única praia do estado que sobressaem os paredões rochosos à beira-mar, e por ter à sua frente a única ilha marítima, a Ilha dos Lobos.
Torres vive essencialmente em torno do turismo que suas belas paisagens naturais e suas praias oferecem. Considerada a mais bela praia do Rio Grande do Sul, segundo dados da Prefeitura a cidade recebe entre dezembro e fevereiro mais de 500 mil turistas, número que vem aumentando consideravelmente a cada ano.
Para receber estes visitantes, Torres desenvolve sólida infraestrutura turística, com grande número de hotéis de todos os níveis e tipos, incluindo pousadas para cães e oferta de serviços. Eventos, festas, feiras, mostras, competições, atividades culturais e artísticas são promovidas não só no verão, quando são certamente mais numerosos, mas ao longo de todo o ano. Destes eventos, um dos mais importantes é o Festival Internacional de Balonismo, realizado entre março e maio que atrai pessoas do mundo inteiro. Ainda são realizados eventos mais voltados para a população residente, tais como Festa Junina oficial de caráter familiar, mostras de artesanato de associações comunitárias e as comemorações locais da Semana Farroupilha, cavalgada, rodeios, festa de São Domingos (padroeiro), entre outros.
PASSO DE TORRES: ORGULHO DE VIVER AQUI
?O município de Passo de Torres está localizado no extremo sul catarinense, às margens do Rio Mampituba, que serve de divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em Passo de Torres existem 24 belas praias. Entre elas se destacam Bellatorres, Mira Torres, Barra Velha, Praia dos Molhes, Rosa do Mar e Lagoa da Tapera, local ideal para camping e banho de água doce. Bares, restaurantes e comércio diversificado, são destaques na região litorânea. Além das belas praias, ainda se destacam no município, o Morro dos Macacos, local propício para visitação, apreciação da natureza e da diversidade ecológica e o Rio Mampituba, adequado para passeio de barco, pesca e diversão.
A principal atividade econômica do município é o turismo, seguida da pesca, industrialização de pescados, agropecuária e a agricultura familiar.
Passo de Torres é uma cidade privilegiada, pois tem a honra de ser banhada pelo rio e pelo mar que causam encantos a moradores e visitantes.
O município também é procurado por surfistas que visitam principalmente a Praia dos Molhes para a prática do surf. Destaque também para a Festa dos Navegantes, que acontece no mês de fevereiro e o Rodeio Crioulo Nacional.
PONTE PÊNSIL UNE GAÚCHOS E CATARINENSES
Uma ponte pênsil de cem metros de comprimento une gaúchos e catarinenses, na foz do Rio Mampituba, em Passo de Torres. A passagem que balança, serve de curtição, aventura e é um belo atrativo de belezas do Litoral Norte Gaúcho e Sul Catarinense.
As paisagens com embarcações rústicas de pescadores, lanchas sofisticadas e barcos de passeio que circulam entre o rio e o mar, pedras, ancoradouros e pequenas plataformas abrigam os sempre presentes pescadores artesanais oriundos de todos os cantos, que ficam à espera dos cardumes de peixe vindos de alto mar.
Do lado catarinense, o visual é mais rústico, aconchegante, conservando ares de antiga colônia portuária. A praça, a igreja, os pequenos quiosques e um comércio movimentado, nas vias próximas ao rio e praia, contribuem para um cenário belíssimo.
A ponte pênsil tem 2,5 metros de largura, capacidade para 15 pessoas e placas advertindo para não balançar, nem pular durante as travessias, foi inaugurada em 1964, e, reconstruída com estruturas mais sólida em 1985. Em 2007 foi desativada a balsa que servia de travessia de veículos leves e pesados, quando aconteceu a construção da ponte de concreto, erguida para alavancar o desenvolvimento turístico e econômico de Passo de Torres e região.








Deixe seu comentário