logo RCN

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TORRES USA A MÚSICA COMO INCLUSÃO SOCIAL

Com o propósito de promover a cidadania dos usuários em situação de rua, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realiza atualmente um trabalho empregando a música como um dos meios de inclusão social.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos dispõe de equipamento do CREAS, que realiza o atendimento de Serviço Especializado em Abordagem Social, atendendo usuários em situação de rua, principalmente através do Grupo Novos Horizontes, que se encontra semanalmente na sede do Centro.

As atividades do grupo têm por objetivo promover a cidadania e possibilitar condições de acesso à rede de serviços do município, visando a inclusão social dos participantes e construindo o processo de saída das ruas. Dentro das ações do Grupo buscam-se opções de inserção dos indivíduos em diversas áreas, inclusive no aspecto cultural, para o qual o CREAS conta no momento com a parceria do professor Luis Felipe Kunz, que ministra aulas de Piano e Teclado.

A equipe do CREAS entende que a inserção no universo da música contribui para o sentimento de convivência em grupo, com melhorias no relacionamento interpessoal, além de melhorar o raciocínio e reduzir sentimentos de ansiedade, reforçando assim o sistema imunológico. Durante as aulas é possível observar o envolvimento dos participantes através da atenção desprendida por eles, no esforço em realizar bem os movimentos aprendidos e no relato de um dos indivíduos que disse: "aqui a gente esquece dos problemas lá fora".

Tendo em vista os resultados possíveis, a equipe do CREAS deseja proporcionar cada vez mais aos usuários o acesso à música, adquirindo instrumentos que possam ser utilizados por todos os usuários do Centro. Cabe ainda salientar, que além do serviço de abordagem atendimento a pessoas em situação de rua, a entidade também realiza atendimentos de adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas e o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e outras com situação de violação de direitos.


PRÓXIMA EDIÇÃO DO MINHA PRAINHA SERÁ NESTE DOMINGO EM TORRES Anterior

PRÓXIMA EDIÇÃO DO MINHA PRAINHA SERÁ NESTE DOMINGO EM TORRES

IDOSOS SÃO MAIS SUSCETÍVEIS À GRIPE E PRECISAM REDOBRAR OS CUIDADOS E A PREVENÇÃO Próximo

IDOSOS SÃO MAIS SUSCETÍVEIS À GRIPE E PRECISAM REDOBRAR OS CUIDADOS E A PREVENÇÃO

Deixe seu comentário