logo RCN

AUDIÊNCIA PÚBLICA TRATA SOBRE A PAVIMENTAÇÃO DA RODOVIA SC-108 EM PRAIA GRANDE

Reunião foi proposta pelo presidente da Câmara de Vereadores de Praia Grande, Rodrigo Mariani, com apoio do deputado estadual José Milton Scheffer.

Na noite de terça-feira, 29 de outubro, aproximadamente 300 pessoas, entre autoridades, lideranças empresariais e população em geral reuniram-se no Salão Paroquial da comunidade de Cachoeira, em Praia Grande, para acompanhar a apresentação do projeto de pavimentação da SC-108, trecho entre Praia Grande e Jacinto Machado. O trecho, de 31,1 quilômetros é de chão batido e os usuários da rodovia reclamam há muito tempo do descaso do Governo do Estado com o trecho, que apresenta inúmeros buracos.

O secretário de Infraestrutura do estado, Carlos Hassler, fez a apresentação do projeto e salientou que "é uma estrada em área muito irrigada, que vai requerer meio milhão de metros quadrados de desapropriações. O projeto está orçado em mais de R$ 111 milhões, sem contar o custo das desapropriações". Relatou.

Ele lembrou também que o Governo do Estado ainda não tem os R$ 111,2 milhões necessários à obra. "Estamos buscando um financiamento. O Estado está pagando dívidas, e assim que conseguir honrar mais compromissos vamos subir de categoria perante os bancos, podendo captar recursos em outras instituições financeiras, além do BNDES. Enquanto isso não acontece, não temos como viabilizar obras desse porte", disse.

Outro assunto que chamou atenção foi as desapropriações. Serão necessários desapropriar 567 mil m² de proprietários de áreas nas margens da SC-108, para a execução das obras. Ele lembra que as pessoas também terão de fazer sacrifícios, para que a obra possa sair do papel.

No entanto, o secretário Carlos Hassler lembrou que a SC-108 entre Praia Grande e Jacinto Machado não é a prioridade número 1 do Estado, em termos de obras para a região. "Temos a Serra do Faxinal, pois precisamos terminar o que foi começado", lembrou, sublinhando que a SC-290, em um trecho de 12 quilômetros entre Praia Grande e Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, é uma obra parada. "E faz muito tempo, tem trechos abandonados que precisam ser refeitos e, mais do que isso, precisamos de novo das licenças ambientais, que estamos encaminhando. Não sabemos hoje o orçamento para a obra pois primeiro precisamos das licenças, que estão tramitando", afirmou, sem mencionar prazos.

O presidente da Câmara de Vereadores de Praia Grande, Rodrigo Mariani, idealizador do evento, agradeceu a presença de todos e também ao secretário de Infraestrutura do Estado de Santa Catarina, Carlos Hassler, que se dispôs a vir até o município para apresentar o projeto da pavimentação à população.

O deputado Zé Milton lembrou que o Governo do Estado está parceiro da causa da região. "O secretário esteve aqui, veio ver de perto a nossa situação, algo pouco comum para Praia Grande". O deputado lembrou também que em novembro o governador Carlos Moisés estará na Amesc. "Estamos afinando essa agenda, ele virá fazer anúncios, está demonstrando sensibilidade com a nossa região", elogiou.

Diversas autoridades marcaram presença e clamaram por ajuda do Governo do Estado, para que olhe mais para o extremo sul catarinense, entre eles, o prefeito de Praia Grande Henrique Maciel, vice-prefeito Mack Citadin, prefeito de São João do Sul Moacir Teixeira, vice-prefeito Edson Trajano, vereadores de Praia Grande e Jacinto Machado, empresários, representantes de entidades e população da região.


HORTO MUNICIPAL É INAUGURADO EM RIO DE DENTRO MAMPITUBA Anterior

HORTO MUNICIPAL É INAUGURADO EM RIO DE DENTRO MAMPITUBA

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) DE SÃO JOÃO DO SUL BUSCA  PROMOVER A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO Próximo

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) DE SÃO JOÃO DO SUL BUSCA PROMOVER A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO

Deixe seu comentário