logo RCN

BALNEÁRIO GAIVOTA CRIA PROJETO EM PROL DO SETEMBRO AMARELO

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio

O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. Balneário Gaivota através da secretaria de saúde inicia um belo projeto para reforçar o apoio e conscientização sobre o tema.

O suicídio é o ato de acabar com a própria vida. Ele sempre é um acontecimento complexo. A pessoa não tem como objetivo a morte, mas sim o fim do sofrimento pelo qual está passando e o único jeito que enxerga no momento para chegar nisso é através da morte. Este sofrimento pode ter várias naturezas: culpa, remorso, depressão, ansiedade, medo, humilhação, entre outros. Em geral, suicídios são planejados e as pessoas dão sinais. Elas avisam e pedem por ajuda de maneiras conscientes e inconscientes. Reconhecer estes sinais e ofertar apoio pode prevenir uma tentativa e começar um caminho de superação do sofrimento.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, existem certos fatores de risco que aumentam as chances de alguém apresentar pensamentos e tentativas suicidas, entre eles encontra a depressão "Considerando o alto índice de usuários do setor de saúde mental do nosso município com diagnósticos de Ansiedade e Depressão, faz-se necessário ações que tragam informações aos nossos munícipes acerca do assunto, como forma de prevenir comportamentos suicidas" explica.

Sendo assim o setor de Psicologia e Fisioterapia da Secretaria de Saúde de Balneário Gaivota uniram-se e estão de mãos dadas na luta por essa causa, planejando ações na prevenção de suicídios. Levando durante o mês de Setembro, bem como os meses seguintes, esclarecimentos e informações, para a comunidade em geral sobre o assunto, através de palestras e rodas de conversas com alguns grupos específicos. Sendo eles: algumas secretarias públicas, clubes de mães, grupos terapêuticos, grupos sociais, unidades escolares entre outros.

O projeto visa oportunizar para esses grupos, a compreensão suicídio, esclarecendo mitos e verdades e levar conhecimento sobre os transtornos mentais que possivelmente possa provocar esse tipo de comportamento. Bem como, orientações e tipos de intervenções e medidas preventivas na promoção de saúde e na prevenção de suicídio. 

Nesta terça-feira, 18, será realizado o primeiro encontro, onde serão abordado os temas com toda a secretaria de obras do município "são projetos como estes que expressam que estamos sempre pensando no cuidado com o próximo e com as situações importantes do dia a dia, esperamos trazer ótimos resultados com as palestras na vida das pessoas" destacou Ronaldo Pereira da Silva, prefeito de Balneário Gaivota. 

Na rede social da prefeitura, haverá a data com os demais encontros que a secretaria de saúde estará realizando durante os próximos dias. 

Fonte: Guilherme Scherer - Assessoria de Comunicação

UNIVERSITÁRIOS CONTESTAM VERSÃO DA PM Anterior

UNIVERSITÁRIOS CONTESTAM VERSÃO DA PM

HOSPITAL SÃO JOSÉ REALIZA APROXIMADAMENTE UMA CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS POR MÊS Próximo

HOSPITAL SÃO JOSÉ REALIZA APROXIMADAMENTE UMA CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS POR MÊS

Deixe seu comentário