logo RCN
Secom/SC

BOMBEIROS MILITARES DE SANTA CATARINA PARTICIPAM DE CURSO MINISTRADO PELA MARINHA DO BRASIL

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está participando do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP) em Itajaí, que é ministrado pela Marinha do Brasil e tem duração de duas semanas.

O ETSP tem como propósito habilitar os Bombeiros Militares e Guarda-Vidas Civis Voluntários a tripular embarcações ou conduzir motos aquáticas, de até oito metros de comprimento e com propulsão a motor, empregadas em navegação interior. Sendo utilizadas essas embarcações para prevenção de afogamentos durante a Operação Veraneio, buscas e resgates.

Durante o curso são abordados temas de ordem teórica e prática, como navegação, RIPEAM (Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento em Mar), legislação aquaviária, conhecimentos gerais sobre embarcações, manobras de embarcação, segurança e sobrevivência pessoal, meteorologia, entre outros.

Para Itajaí, foram disponibilizadas 60 vagas, divididas em três turmas, sendo uma iniciada e finalizada no mês de julho, e outras duas previstas para o mês de agosto. A turma II teve início no dia 7 e encerra nesta segunda, 21, mesmo dia que inicia a Turma III, cujo encerramento está previsto para 4 de setembro.

Esta formação demonstra o empenho do CBMSC em prestar um trabalho de qualidade. Além de transmitir conhecimento técnico, o curso é projetado para incutir confiança e responsabilidade nos participantes, preparando-os para responder com eficácia a emergências.

O tenente-coronel José Ananias Carneiro, comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7ºBBM), destacou a importância dessa capacitação para que os bombeiros estejam cada vez mais preparados para lidar com situações de emergência em ambientes aquáticos, garantindo a segurança da população e o sucesso de operações.

RECEITA ABRE NA QUINTA CONSULTA AO 4º LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IR Anterior

RECEITA ABRE NA QUINTA CONSULTA AO 4º LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IR

SAFRA CATARINENSE DE PITAIA É 40% MAIOR EM 2023 Próximo

SAFRA CATARINENSE DE PITAIA É 40% MAIOR EM 2023

Deixe seu comentário