PREFEITURA DE PRAIA GRANDE AMPLIA FROTA DA SAÚDE COM VEÍCULO ZERO KM |
CAIXA D'ÁGUA LIMPA E TAMPADA AJUDA NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

A falta de limpeza da caixa d'água pode provocar hepatite A, ao contrair pela ingestão de água contaminada e a esquistossomose, que é a doença do caramujo que também pode ser adquirida quando há ingestão de água sem higiene.
Uma boa limpeza na caixa d'água ajuda a evitar várias doenças, impedindo ainda a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a Dengue, Zika, Chikungunya e a Febre Amarela, quando bem vedada. A limpeza é fácil, o próprio morador pode fazer. Pode também contratar empresa especializada no serviço, se assim desejar.
Ao realizar a limpeza da caixa d'água é importante fazer a higiene e tapar corretamente. Com isso, evita-se a proliferação de diversos microrganismos e do mosquito Aedes. Dentre as principais doenças que a falta de limpeza pode provocar, estão as gastroenterites infecciosas, diarreia que pode ser causada por diversos tipos de bactérias, vírus ou parasitas. Neste grupo estão doenças como a Cólera, que pode levar a desidratação grave. "A falta de limpeza pode provocar também a hepatite A, ao contrair pela ingestão de água contaminada; a esquistossomose, que é a doença do caramujo também pode ser adquirida quando há ingestão de água sem higiene. Se não identificado e tratado, o parasita pode causar infecção crônica", alerta o biólogo e diretor de Vigilância em Saúde, Lasier França.
O mosquito Aedes aegypti gosta também de água limpa para procriar e, por isso, é fundamental manter a caixa d'água hermeticamente fechada, para que o mosquito não consiga entrar.

Deixe seu comentário