V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES TEM AMPLA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE DE TORRES |
CAMINHOS DA QUERÊNCIA SE CONSOLIDA COMO GRANDE ROTEIRO TURÍSTICO REGIONAL

Roteiro rural em São João do Sul é promovido pela TripSul Turismo.
O turismo rural vem se tornando cada vez mais procurado por turistas, que buscam experiências totalmente diferentes da correria que as grandes cidades impõem. Pensando nisso, a Prefeitura de São João do Sul, em parceria com a TripSul Turismo, promove o município através do roteiro rural.
O roteiro Caminhos da Querência, inicia com a visita a lavoura da empresa Hortifruti Brasul, que trabalha com produção e colheita de morangos. No local, os proprietários detalham para os visitantes a forma como são plantados, cuidados e colhidos os morangos, que possuem diferentes características, conforme a variedade plantada. Atualmente, a empresa possui aproximadamente 140 mil pés de morango, sendo que a variedade mais plantada é a San Andreas, com a muda adquirida congelada na Espanha.
Durante o passeio pelos canteiros de morango, o visitante pode colher os morangos diretamente do pé e degustar à vontade, podendo ainda levar uma bandeja para casa, incluída no pacote. Os proprietários também oferecem o suco do morango para livre degustação.
A segunda parada do roteiro é no Sítio São Sebastião, onde os proprietários mostram todo o cuidado com a natureza, através das diversas árvores plantadas pela propriedade, resultando num ar puro, onde é possível ouvir o canto dos pássaros e pescar no açude existente no local, ou ainda passear de caiaque. Também é possível encontrar diversos animais como galinha, codorna, coelho, peru, ganso, pato, etc. No local os visitantes desfrutam ainda de um delicioso café colonial rural, composto de pães, bolos, cucas, doces artesanais, merengue, queijo, torresmo, salame e a tradicional rosca de polvilho, assada na hora, em folha de bananeira e forno de barro. As roscas saem quentinhas do forno direto para o café, e podem ser degustadas com café ou suco natural. Também é encontrado no Sítio São Sebastião, um moedor de cana manual, onde é possível preparar na hora o seu caldo de cana.
A última parada foi no Morro Mané Joca, num lugar de contemplação da natureza, com belas figueiras, rio e uma pequena trilha de aproximadamente 400m, de fácil acesso, até o topo do morro, de onde é possível avistar os cânions da região de Praia Grande, o interior de São João do Sul e até a cidade de Torres, no Rio Grande do Sul.
Chegando no morro os visitantes foram recepcionados pelo proprietário Mané Joca, que dá nome ao Morro, e levados até uma grande figueira de carro de boi e girico. Em volta desta figueira, existem balanços e redes, para apreciar o momento e contemplar a natureza. Mais acima, numa outra figueira, existem mais balanços, próximos ao barranco, que dão a sensação de estar num balanço infinito.
O roteiro Caminhos da Querência é comercializado pela TripSul Turismo, empresa de São João do Sul de propriedade de Carla e William, que durante todo o percurso repassam informações sobre os locais visitados, além de disponibilizarem álcool em gel, água mineral e protetor solar para os participantes do roteiro. Além do Caminhos da Querência, a TripSul dispõe de outros roteiros e também reajusta a rota, podendo alterar conforme a necessidade. O roteiro pode ser feito de forma exclusiva para duas pessoas ou em grupo.
Para obter mais informações sobre o roteiro e agendar a sua participação, basta entrar em contato com a TripSul Turismo, através do Fone/Whats (48) 98806-5051, ou ainda pelo instagram, @tripsulturismo.
O prefeito Moacir Teixeira, o secretário de Planejamento, Turismo, Cultura e Meio Ambiente Diego Herr e a turismóloga Alessandra Sanfelice, também realizaram o roteiro e destacaram as inúmeras belezas naturais que o município possui, colocando São João do Sul na rota do turismo regional.
"Estamos num local estratégico, posicionados entre os cânions e o mar, isso nos favorece e, seguiremos trabalhando para alavancar cada vez mais o turismo no município". Relatou o prefeito Moacir Teixeira.





Deixe seu comentário