CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇARÁ DIA 10 DE ABRIL

Febre alta, dores pelo corpo, coriza, tosse seca e dor de garganta são sintomas comuns da Influenza A (H1N1).
Prevista para ocorrer entre 10 de abril e 31 de maio, a campanha de vacinação contra a gripe passa a incluir neste ano crianças menores de seis anos de idade. Antes a vacina era indicada apenas para crianças de seis meses a menores de cinco anos.
Com a ampliação, o público-alvo a ser vacinado será de 58,6 milhões de pessoas. No ano passado, esse número era de 54,1 milhões.
O público-alvo da campanha de vacinação são gestantes, puérperas, crianças de um a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
Além da ampliação do público-alvo, os municípios deverão adotar estratégias para priorizar inicialmente a vacinação de gestantes e crianças. O motivo desta mudança é que estes são os grupos que tem registrado a menor taxa de adesão a vacina nos últimos anos.
O Dia D de mobilização vai acontecer no dia 04 de maio, no qual os postos de saúde deverão abrir das 08:00h às 17:00h, sem fechar ao meio dia.
A secretária de Saúde de São João do Sul, Rejane Borba reforça a importância de realizar a vacina e convoca as pessoas dos grupos prioritários a comparecem na unidade de saúde para receber a dose. Os idosos terão dois dias específicos para receber a vacina, que será ofertada nas comunidades de acordo com o cronograma divulgado (ao lado).
No município, 2.315 pessoas fazem parte dos grupos prioritários.
Rejane lembra ainda que continuam disponíveis doses da vacina contra a febre amarela, sendo importante que todos se vacinem.
Em Passo de Torres, a meta de vacinação é de 2.089 pessoas e em Praia Grande, são 2.653 pessoas que fazem parte do público alvo.

Deixe seu comentário