APOSENTADOS TÊM ATÉ DIA 21 PARA ADERIR AO PLANO DE DEVOLUÇÃO |
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É PRORROGADA

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 9 de junho.
A Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá informa que de acordo com orientações do Ministério da Saúde foi prorrogada até o dia 9 de junho, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
Patrícia Gomes Jones Paladini (gerente de Saúde) explica que todos os municípios da região receberam as doses e devem dar sequência às atividades de imunização. Na região catarinense o público-alvo da campanha é composto por 63 mil pessoas pertencentes aos 15 municípios do Extremo-Sul, entre elas com 60 anos ou mais, grávidas e mulheres até 45 dias após o parto, crianças de seis meses até cinco anos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, apenados e pessoas que trabalham no sistema prisional, professores das redes pública e privada (necessário apresentar comprovante de vínculo com uma instituição de ensino).
De acordo com o enfermeiro Nilo Humberto de Souza, do Setor de Imunização da gerência Regional de Saúde de Araranguá, a cobertura vacinal até o momento é de 85,77%, sendo que a meta mínima é de 90%. "Queremos atingir a homogeneidade em todos os grupos, sendo que a menor procura pela vacinação até o momento foi do grupo de gestantes, crianças e professores". Conclui.
RIO GRANDE DO SUL AMPLIA VACINAÇÃO PARA PÚBLICO EM GERAL
A Secretaria da Saúde (SES) ampliou a vacinação contra a gripe para a população em geral do Rio Grande do Sul, até 09 de junho ou enquanto houver doses nas Unidades Básicas de Saúde. O anúncio foi feito pelo secretário João Gabbardo dos Reis em coletiva na segunda-feira (29), no Centro Administrativo do Estado. Inédita no RS, a decisão foi tomada em conjunto com o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Diego Espindola, e com o secretário da Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim.
Gabbardo salientou que, nesta etapa, a vacina estará disponível à população em geral, mas com ênfase nos grupos prioritários, especialmente crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos. Enquanto o Estado atingiu de forma geral 78,63% do público-alvo, o índice de crianças só chegou a 59,97%.
Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, em 06 de abril, foram aplicadas 2.751.895 doses da vacina. Segundo a SES, restaram mais de um milhão de doses do quantitativo recebido do Ministério da Saúde.
Gabbardo também destacou que a diminuição nos números de casos e mortes por gripe na comparação com o ano passado - 1.071 casos e 150 óbitos em 2016; 76 casos e 07 mortes este ano - foi o principal fator para diminuir a imunização. Ele reitera que a vacina deve ser feita antes da chegada do inverno, porque leva de duas a três semanas para uma efetiva proteção contra o vírus da doença.

Deixe seu comentário