logo RCN

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É PRORROGADA

O motivo da prorrogação é por conta da baixa cobertura vacinal.

O prazo para a campanha nacional de vacinação contra a gripe que terminaria na sexta-feira (31) foi prorrogado. A expectativa era que 90% do público alvo, cerca de 59 milhões de pessoas fossem vacinadas, mas não foi o que aconteceu. Até a última segunda-feira (27), 42,5 milhões apenas de pessoas haviam sido vacinadas contra a gripe. O número corresponde a 71,6% do público-alvo. "A vacina está disponível de graça nas unidades de saúde de todo o país. Para diminuir a circulação do vírus no Brasil é preciso que todas as pessoas que fazem parte do público prioritário da campanha se vacinem. A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença", afirmou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta lembrando também da necessidade de prorrogação. "A gente prorroga a campanha porque não tem porque não prorrogar, colocamos uma meta no tempo para ver se as pessoas se conscientizavam, se as secretarias se conscientizavam, mas isso não aconeceu. Eu vou premiar as secretarias que fizeram o dever de casa", disse Mandetta após participar de um evento em Sorocaba (SP) na tarde de segunda-feira.

Cerca de 16,8 milhões de pessoas ainda não se vacinaram e precisam procurar a unidade de saúde mais próxima para se protegerem contra os tipos graves do vírus da influenza (A H1N1; A H3N2 e influenza B).

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo, composto por 59,4 milhões de pessoas. Entre a população prioritária, os funcionários do sistema prisional registraram a maior cobertura vacinal, com 101,6 mil doses aplicadas, o que representa 89,7% deste público, seguido pelas puérperas (88,6%), indígenas (82,0%), idosos (80,6%) e professores (78,1%). Os grupos que menos se vacinaram foram os profissionais das forças de segurança e salvamento (30%), população privada de liberdade (47,2%), pessoas com comorbidades (63,4%), trabalhadores de saúde (69,9%), gestantes (68,8%) e crianças (67,6%).

Cobertura da vacinação contra gripe na região 

A cobertura da vacinação nos municípios da região é considerada satisfatória. Em São João do Sul segundo dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, já foram vacinados 2.315 pessoas, 86,57% do público alvo; Praia Grande atingiu 84,89% do público alvo e Passo de Torres 77,93%.  

Casos de gripe no Brasil

Neste ano, foram registrados 807 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 144 mortes.  

Santa Catarina registrou cinco mortes por causa da gripe A H1N1 em 2019, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgado na segunda-feira (27). Todos os pacientes tinham algum fator de risco associado. Os pacientes que morreram eram moradores de Blumenau e Brusque, no Vale do Itajaí, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, no Norte, e Tubarão, no Sul Catarinense. Duas vítimas tinham mais de 60 anos.


NOVO MÉDICO  ATENDERÁ NA UNIDADE DE SAÚDE CENTRAL Anterior

NOVO MÉDICO ATENDERÁ NA UNIDADE DE SAÚDE CENTRAL

SÃO JOÃO DO SUL: SEMINÁRIO SOBRE PERMANÊNCIA NO CAMPO ABRE A FESTA DO COLONO NESTA QUINTA Próximo

SÃO JOÃO DO SUL: SEMINÁRIO SOBRE PERMANÊNCIA NO CAMPO ABRE A FESTA DO COLONO NESTA QUINTA

Deixe seu comentário