PT DE PRAIA GRANDE ELEGE PAULO SÉRGIO DOS SANTOS NA PRSIDÊNCIA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL |
CAMPANHA OUTUBRO ROSA

As unidades de saúde de São João do Sul (SC) estão realizando neste mês de outubro, várias ações que fortalecem a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce do câncer de mama.
O movimento conhecido como Outubro Rosa, visa estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer e promover a conscientização sobre a doença.
Durante o mês de outubro, os postos de saúde de São João do Sul estão realizando várias ações que pretendem fortalecer a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce. Tais como enfatizar a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atentas às alterações suspeitas; informar que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; esclarecer os benefícios da mamografia de rastreamento; intensificar a coleta de preventivo e mamografia. Também está sendo realizado rodas de discussão da equipe multidisciplinar com as gestantes sobre diversos temas visando a promoção e prevenção. Ainda está sendo intensificada a busca ativa em parceria com as agentes comunitárias de saúde com as mulheres que não vem realizando seus exames de rotina.
Lembrando, além do câncer de mama, o câncer de Colo Uterino é o câncer mais comum na população feminina e, a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Os sintomas estão relacionados com sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal, podendo estar associada a queixas urinárias ou intestinais.
O exame preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau), ainda é o método mais simples e rápido, que consiste em coletar amostras de material para avaliação em laboratório, permitindo que faça o diagnóstico precoce, tornando o tratamento mais eficaz.
As mulheres podem evitar este tipo de câncer, realizando exame gratuito na Unidade de Saúde do município. Basta procurar um profissional da saúde e saber mais sobre esta doença que pode ser evitada.
Atenção mulheres no dia 20 de outubro (quinta-feira), às 09:00h será realizado no Salão Comunitário de Vila Santa Catarina, São João do Sul, uma conversa entre a população feminina, enfermeira Anelise, cirurgiã dentista Caroline, psicóloga Aldri e a participação de toda equipe de saúde.
"O encontro está direcionado às mulheres de várias faixas etárias e as gestantes", convida a secretária de Saúde de São João do Sul, Rejane Borba.

Deixe seu comentário