logo RCN

COLHEITA DO ARROZ INICIA COM BOAS PERSPECTIVAS DE RENDIMENTO

Na região são 2.535 famílias que vivem da rizicultura.

Embora a abertura oficial da colheita do arroz de Santa Catarina tenha acontecido no dia 11 de fevereiro, com a festa promovida em Turvo pela Coopersulca em parceria com a Epagri, a colheita do arroz em São João do Sul e municípios vizinhos recém iniciou, mas com boas perspectivas de rendimento.

Em Timbopeba o produtor Mateus Cardoso de Lima e seu pai Olívio Bedinot começaram a colheita do arroz de sua família no sábado, 29 de fevereiro com boa produção. "Nós plantamos em torno de 94 hectares de arroz irrigado aqui na comunidade de Timbopeba e Beira Rio no município de São João do Sul e também na comunidade de Rio Canoa, Praia Grande. É muito cedo para falar em produção porque só iniciamos a colheita, mas no ano passado colhemos em torno de 16.500 sacos e este ano o arroz é melhor e deve ter um rendimento bem maior do que no ano anterior", salientou o produtor.

Segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa), a previsão para este ano é um aumento médio de 5% na produtividade do arroz irrigado na região. Com esse crescimento, a estimativa é de que os rizicultores locais colham uma média de 156 sacas do cereal por hectare. "Essa é uma produtividade normal, tendo em vista uma pequena queda na safra passada, em decorrência do excesso de calor no período de floração", explica Gláucia de Almeida Padrão, analista da Epagri/Cepa. Ela acrescenta que, como esses números são estimados, podem ser corrigidos ao longo da colheita, que segue até o mês de maio.

O arroz irrigado é a mais importante cultura agrícola de verão do Sul do Estado. Os plantios de verão na região são representados principalmente por grãos e fumo. Os 31 municípios localizados no vale de Araranguá, Criciúma e Tubarão são responsáveis por 65% do total de área cultivada com arroz irrigado no Estado.

O preço do arroz este ano está contribuindo com o produtor a um valor estimado em R$ 50,00 a saca de 50 kg. Na região são 2.535 famílias rizicultoras, pouco mais da metade do total de produtores de arroz irrigado do Estado de SC, que chega a 5.030.


CAMPEONATO DE MAMPITUBA  HOMENAGEARÁ OS IRMÃOS  OSMAR E VALDEMAR SILVA CARLOS Anterior

CAMPEONATO DE MAMPITUBA HOMENAGEARÁ OS IRMÃOS OSMAR E VALDEMAR SILVA CARLOS

CANIONISTAS REALIZAM  OFICINA PARA TROCA  DE EXPERIÊNCIAS EM PRAIA GRANDE Próximo

CANIONISTAS REALIZAM OFICINA PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS EM PRAIA GRANDE

Deixe seu comentário