EBM ALBA LUCY REIS MAGNUS DE PRAIA GRANDE COMEMORA O DIA DO GAÚCHO |
COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

RITMO
O vereador Donizete Pereira, presidente da Câmara de Vereadores de São João do Sul, já se movimenta na articulação da eleição da deputada estadual Ada De Luca, que tentará uma vaga na Câmara Federal em 2022.
EX-GOVERNADOR CANDIDATO A DEPUTADO
O ex-governador Eduardo Pinho Moreira, talvez seja hoje o político mais popular do MDB catarinense. Ele foi eleito três vezes vice-governador com facilidade. Para 2022, Moreira ainda não definiu seu projeto, mas aliados próximos dizem que deve ser candidato a deputado estadual. Por ter um nome respeitado na capital catarinense, o ex-governador deve ser eleito com facilidade.
NOVOS DESAFIOS
Da bancada estadual do MDB na Assembleia, composta por nove deputados, quatro não disputarão a reeleição no ano que vem. Ada de Luca e Vampiro, irão tentar uma vaga na Câmara Federal, Valdir Cobalchini deve seguir o mesmo caminho. Moacir Sopelsa se despedirá do Legislativo com o cargo de presidente do parlamento em 2022.
CANDIDATO TUCANO
O ex-secretário de Estado da Saúde e atual secretário Municipal da Saúde em Criciúma, Acélio Casagrande, filiou-se ao PSDB/SC e deve ser candidato a deputado estadual em 2022. Casagrande terá como seu principal padrinho político o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
SIMONE TEBET PODE SER NOME DO MDB AO PLANALTO EM 2022
A senadora Simone Tebet (MS) pode ser a aposta do MDB, que atualmente tem a liderança do Governo do Senado, para disputar a Presidência da República em 2022. O nome da emedebista como uma das favoritas do partido para a missão foi ventilado pela coluna Estadão, do jornal O Estado de São Paulo. Tebet concorreu à Presidência do Senado durante o processo em que foi eleito Rodrigo Pacheco para liderar a Casa. Ainda de acordo com a coluna, a exemplo do PSD que é alvo de articulações do ex-presidente Lula e do próprio Bolsonaro, o MDB tenta se manter unido na briga entre petistas e bolsonaristas.
DESPREZADO
Caciques do Partido Progressista (PP) de Santa Catarina convidaram o governador Carlos Moisés para que se candidate à reeleição com seu apoio, quem não gostou da atitude foi o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli que, embora não manifestasse tão abertamente, tem a mesma intenção. Nessas tratativas ele tem sido ignorado.
NOVO PARTIDO DO PRESIDENTE
A filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Patriotas, ainda a ser efetivada, parte da garantia de que ele terá o controle do partido, do qual seria presidente de honra e, a mudança de denominação. O ex-Partido Ecológico Nacional (PEN) passaria a se chamar Aliança Pelo Brasil. O novo nome poderá ser consagrado na mesma convenção que receberá festivamente a filiação do presidente.
CLEITON SALVARO SE FILIA AO PSDB
Foi na noite de terça-feira (15) que o suplente de deputado estadual Cleiton Salvaro assinou a ficha de filiação no PSDB de Santa Catarina. O ato aconteceu no diretório de Criciúma, e contou com a presença da deputada federal e presidente do partido no estado, Geovania de Sá, dos prefeitos Clésio Salvaro (Criciúma), Rogério Frigo (Nova Veneza) e Franqui Salvaro (Siderópolis), além de outras autoridades tucanas. Em seu discurso, Cleiton evidenciou que a organização dos tucanos no estado foi decisiva para a escolha. "Acredito na força e no projeto do partido para as cidades catarinenses e sempre serei um defensor da democracia", justifica.
"Estamos muito relacionados com a chegada do Cleiton", comemora a presidente Geovania, salientando que a sigla sempre terá espaço para pessoas trabalhadoras e realmente comprometidas com o desenvolvimento de Santa Catarina.
VEREADOR IGOR PEDE ALTERAÇÃO NA LEI DE TAMANHO DE LOTES EM TORRES
Na sessão da última segunda-feira (14) o vereador Igor Beretta (MDB), no uso do seu espaço na tribuna, falou que fez indicação e que pretende propor a alteração da legislação atual que estipula o tamanho mínimo dos lotes urbanos em 360m², diminuindo essa exigência para que a testada do terreno seja de 10mts, com o tamanho mínimo em 200m². Segundo o vereador, com essa alteração, novos empreendimentos nas regiões em que a cidade ainda pode receber como os bairros Salinas, São Jorge, Vila São João, Faxinal, Águas Claras, Campo Bonito e São Braz, poderiam consolidar loteamentos com lotes menores, consequentemente, com valores acessíveis a população mais carente, inclusive seria uma alternativa para moradores de áreas irregulares que sofrem com ações judiciais. Com a possibilidade de terrenos menores em loteamentos regulares, muitas pessoas teriam possibilidades de financiamentos, com prestações acessíveis, dependendo até menor que o de aluguel, e teriam toda a infraestrutura de um loteamento regular, com água, luz, esgoto e espaços públicos.

Deixe seu comentário