COMEÇA A COLHEITA DO ARROZ NA REGIÃO

A colheita do arroz até o momento não ultrapassa 10% das lavouras de São João do Sul, Praia Grande, Mampituba, Passo de Torres, Morrinhos do Sul e Torres.
A região começou a registrar os primeiros trabalhos com ceifadeiras referentes à colheita de arroz da safra 2018/2019. A Epagri de São João do Sul está acompanhando a colheita do arroz nas comunidades de Poço Negro, Passo Magnus, Timbopeba, Beira Rio, Glorinha, Rio Verde, Campestre e Costa da Lagoa.
Segundo os dados do Censo Agro 2017 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o município conta atualmente com 143 plantadores e aproximadamente 4000 hectares de arroz irrigado, com uma estimativa de colheita de 25.752 toneladas numa média de aproximadamente 150 sacos por hectare.
Para o engenheiro agrônomo da Epagri João Armando Neves dos Santos, a produção de 2018/2019 é considerada boa. "Houve alguns problemas com o inço por falta da chuva na época da semeadura, os plantadores gastaram mais com veneno no controle das plantas daninhas, mas depois melhorou, a chuva veio e o ano foi favorável ao agricultor até aqui", disse João Armando.
Já para o agricultor Márcio Grei Magnus, da comunidade de Passo Magnus, São João do Sul, a lavoura é boa, mas a produção está perdendo para o ano passado. "Plantamos mais de 70 hectares de arroz irrigado nos municípios de São João do Sul e Mampituba e a colheita já começou. Estamos só no começo, mas já percebemos que os rendimentos das lavouras deste ano vão perder em produção para o ano de 2018", disse Márcio, se queixando também dos problemas da falta de água no início da safra e do preço de apenas R$ 40,00 ou R$ 41,00 a saca que segundo ele não cobre o custo da produção.
Também estão em fase de colheita, as lavouras de arroz de Mampituba, Praia Grande, Morrinhos do Sul, Passo de Torres e Torres.

Deixe seu comentário