logo RCN

COMEÇA A COLHEITA DO ARROZ NA REGIÃO

A colheita do arroz até o momento não ultrapassa 10% das lavouras de São João do Sul, Praia Grande, Mampituba, Passo de Torres, Morrinhos do Sul e Torres.

A região começou a registrar os primeiros trabalhos com ceifadeiras referentes à colheita de arroz da safra 2018/2019. A Epagri de São João do Sul está acompanhando a colheita do arroz nas comunidades de Poço Negro, Passo Magnus, Timbopeba, Beira Rio, Glorinha, Rio Verde, Campestre e Costa da Lagoa.

Segundo os dados do Censo Agro 2017 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o município conta atualmente com 143 plantadores e aproximadamente 4000 hectares de arroz irrigado, com uma estimativa de colheita de 25.752 toneladas numa média de aproximadamente 150 sacos por hectare.

Para o engenheiro agrônomo da Epagri João Armando Neves dos Santos, a produção de 2018/2019 é considerada boa. "Houve alguns problemas com o inço por falta da chuva na época da semeadura, os plantadores gastaram mais com veneno no controle das plantas daninhas, mas depois melhorou, a chuva veio e o ano foi favorável ao agricultor até aqui", disse João Armando.

Já para o agricultor Márcio Grei Magnus, da comunidade de Passo Magnus, São João do Sul, a lavoura é boa, mas a produção está perdendo para o ano passado. "Plantamos mais de 70 hectares de arroz irrigado nos municípios de São João do Sul e Mampituba e a colheita já começou. Estamos só no começo, mas já percebemos que os rendimentos das lavouras deste ano vão perder em produção para o ano de 2018", disse Márcio, se queixando também dos problemas da falta de água no início da safra e do preço de apenas R$ 40,00 ou R$ 41,00 a saca que segundo ele não cobre o custo da produção.

Também estão em fase de colheita, as lavouras de arroz de Mampituba, Praia Grande, Morrinhos do Sul, Passo de Torres e Torres.


BOMBEIROS COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO BÁSICO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA (CBAE) Anterior

BOMBEIROS COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO BÁSICO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA (CBAE)

PREFEITO MOACIR TEIXEIRA VISITA OBRA DO ELEVADO DO PIRITÚ EM FASE DE CONCLUSÃO Próximo

PREFEITO MOACIR TEIXEIRA VISITA OBRA DO ELEVADO DO PIRITÚ EM FASE DE CONCLUSÃO

Deixe seu comentário